close

BCE mantém juros e programa emergencial

As compras de ativos emergenciais foram mantidas em 1,85 bilhão de euros e os juros deverão permanecer nos níveis atuais

Banco Central europeu

Autoridade monetária decidiu manter programa emergencial e não mexeu nos juros / Foto: Getty Images

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter as suas principais taxas de juros e o volume atual do Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês).

A decisão de política monetária já era prevista pelo mercado. A taxa de refinanciamentos permaneceu em 0% e a de depósitos, em -0,50%.

As compras de ativos emergenciais foram mantidas em 1,85 bilhão de euros e o BCE informou que manterá o PEPP até pelo menos o final de março de 2022.

O BC reafirmou que manterá os juros em níveis atuais ou abaixo até que a sua meta de inflação, pouco menor que 2% ao ano, seja atingida.

Quanto às compras emergenciais, o BCE disse que a retirada do programa será administrada de forma a “evitar interferências na orientação adequada da política monetária”.

Programa de compras será mantido

O programa de compra de ativos (APP, na sigla em inglês) do BCE também não sofreu mudanças, e seguirá no atual ritmo mensal de 20 bilhões de euros, informou a entidade monetária.

Sem alterações, as operações de refinanciamento de longo prazo (TLRO) continuam sendo uma “fonte atrativa de financiamento para bancos”, afirmou o BCE no comunicado divulgado hoje.

Apesar de ter decidido por não recalibrar os instrumentos de sua política acomodatícia – mesmo após o recrudescimento da pandemia de covid-19 na Europa – o Conselho do BCE afirmou que “continuar pronto para ajustar as medidas quando for adequado, para garantir que a inflação se mova em direção à meta de forma sustentada”.(AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra