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Mercado de games: veja opções interessantes para investir

Mercado de jogos vem apresentando crescimento significativo e pode ser acessado via nomes como Activision, Sony e Apple

Estádio lotado para acompanhar o mundial de FIFA 2019, um dos games mais jogados do mundo

Indústria dos games se torna um ambiente interessante para investir, sendo os BDRs um dos melhores meios para investidores brasileiros o acessarem | Foto: FIFA

O mercado de games envolve diversas empresas e setores até a entrega do produto final ao consumidor. A indústria é impulsionada principalmente por vendas de videogames.

Porém, grande parte de seus resultados hoje advém também de pacotes de assinatura, compras de objetos digitais dentro dos jogos, publicidade, plataformas de desenvolvimento de videogame online (por exemplo, Roblox e Minecraft) e serviços e mercadorias relacionados.

Logo, esse nicho se torna um ambiente interessante para investir, sendo os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) um dos melhores meios para investidores brasileiros o acessarem. Sendo assim, o Banco Safra divulgou relatório que explica a estrutura do mercado e que traz boas opções de investimentos.

Como funciona o mercado de games

Os desenvolvedores de jogos são geralmente estúdios independentes, com equipes de redação, design e programação, que ficam responsáveis por elaborar o jogo.

Muitos desenvolvedores são propriedade de grandes editoras, como a DICE, da americana Eletronic Arts, que criou o famoso jogo Battlefield, e a Epic Games, com o seu principal jogo atualmente sendo o Fortnite.

Saiba mais

A área de desenvolvimento de jogos é bastante abrangente, uma vez que os jogos podem ser programados para smartphones, tablets, computadores, consoles e realidade virtual.

As empresas editoras ficam responsáveis pelo lançamento dos games no mercado. Eles geralmente financiam o desenvolvimento do jogo e muitas vezes supervisionando o design, medindo o interesse do consumidor.

Muitas editoras também distribuem seus próprios jogos, vendendo-os a lojas de varejo ou por meios digitais através de plataformas como Steam, Origin, Ubisoft Connetc, PlayStationNetwork, dentre várias outras.

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Os desenvolvedores de hardware, por sua vez, constroem a infraestrutura eletrônica necessária para os videogames.

A maior plataforma atualmente é a móvel (celulares e tablets), que tem grandes empresas de telefonia móvel, como Xiaomi, OnePlus, Samsung, Apple etc. Para jogos de desktop ou laptop, a Intel faz os processadores (CPUs) e a Nvidia faz as placas gráficas (GPUs).

Temos também nesse segmento de hardware os desenvolvedores dos consoles. Os três principais são o Playstation, da Sony, o Xbox, da Microsoft, e o Wii, da Nintendo.

O setor é liderado pela Sony, com 46% do mercado, seguido pela Nintendo, com 31% de participação, e pela Microsoft, com 23%.

Já as plataformas de streaming permitem que os usuários participem ativamente como criadores de conteúdo ou como visualizadores.

Embora a maioria do conteúdo das plataformas de streaming ao vivo seja gratuita, existem muitas maneiras de monetizar o conteúdo.

Por exemplo, os espectadores podem escolher apoiar financeiramente os streamers por meio de doações em dinheiro ou por meio da assinatura mensal do canal do streamer.

Onde investir na indústria de games?

Fabricantes de consoles

  • Microsoft (MSFT34)
    Por meio de desenvolvimento interno nos anos 2000, expandiu sua atuação para consoles de videogame com o Xbox, agora em duopólio com a Sony, e que representa cerca de 9% de sua receita consolidada.

    Com a tendência de que tudo vai ser cada vez mais virtual e menos físico, a companhia poderia sair na frente da Sony em consoles, pois já tem toda a infraestrutura necessária para isso. Tem feito uma transição muito forte para a nuvem e isso pode impulsionar a receita do Xbox live. Vale destacar também a forte vantagem competitiva em Realidade Aumentada e Realidade  Virtual para a divisão de jogos da companhia, sem contar as boas perspectivas de suas outras unidades de negócio.
     
  • Sony (SNEC34)
    Desenvolve, desenha, fabrica e vende equipamentos eletrônicos, instrumentos e dispositivos para consumo e para os mercados profissional e industrial. Ela também desenvolve, produz e vende consoles para vídeo games e software, além de outros produtos. O segmento de consoles para vídeo games representa 29% de sua receita.

    Conta com um sólido balanço e clientes fidelizados no segmento de consoles. Também são destaques positivos para a companhia as mudanças das dinâmicas de lucro para a criação de conteúdo. O Playstation 5 deve guiar o crescimento de lucros ao longo dos próximos 5 anos, apoiado por sua plataforma robusta, pelos jogos exclusivos e por sua participação de mercado próxima de 50% em consoles.

Desenvolvedores de jogos

  • Activision (ATVI34): É a maior desenvolvedora de games dos EUA e a maior do mundo em desenvolvimento de jogos para consoles, principalmente para o Playstation e para o Xbox, assim como para computadores. O modelo de negócios é o mais balanceado dentre as três maiores plataformas desenvolvedoras de jogos, com receita de console representando 34% do total, celulares 32% e computadores 25%.A nossa visão é positiva, pelos lançamentos do Playstation 5 e do Xbox Série X, que vão entregar uma experiência mais imersiva, o que deve continuar impulsionando as vendas de títulos feitos para explorar completamente a melhor performance, enquanto o crescimento da renda em países emergentes deve possibilitar gastos cada vez maiores com jogos. A companhia opera em 3 divisões:

    • Activision, que desenvolve games altamente imersivos para consoles e computadores, embora agora sejam expandidos para os celulares, que produz o jogo Call of Duty, que gera a maior parte da receita da divisão;

    • Blizzard, que gera a maior parte de sua receita através do jogo World of Warcraft, o jogo de multijogadores mais popular, com os jogos HearthStone e Diablo também contribuindo significativamente para a receita da divisão; e

    • King, adquirida em 2016 para contribuir com a expansão da presença em jogos de celulares, tem o Candy Crush, jogo gratuito bastante popular, que representou mais de 70% da receita da divisão em 2020.

  • Eletronic Arts (EAIN34)
    A EA é a segunda maior desenvolvedora de jogos para vídeogames dos EUA e possui jogos bastante populares, como Madden NFL, Battlefield, The Sims, Plants vs. Zombies, Fifa e vários outros jogos relacionados a esportes, além de um catálogo amplo de jogos mais antigos.

    O primeiro grande sucesso da EA, lançado em 1988 e agora chamado de Madden NFL, além de ter um sucesso instantâneo, tornou-se um modelo de negócios para outras ligas esportivas, ajudando a construir um grande catálogo de franquias relacionadas a esportes da EA. Com uma nova versão lançada a cada ano, atualização das escalações, o Madden NFL também tornou a receita da EA mais previsível em comparação com as outras empresas.

    Os fundamentos da empresa passam por alguns elementos importantes, como um crescimento esperado de 10% ao ano ao longo dos próximos anos dada a nova geração de consoles e a rápida melhora na tecnologia de realidade virtual , que vem ganhando maior tração sobre os consumidores com a queda dos preços dos dispositivos. A empresa também possui vantagem competitiva por conta da sua marca, o amplo catálogo de jogos, relações contratuais únicas no setor de esportes e fortes competências tecnológicas. Além disso, ela conta também com um valuation atrativo (P/L 21x vs 25x da média do setor) e uma forte posição de caixa líquido (que representa mais de 10% de seu valor de mercado).

  • Take Two (T1TW34)
    É a terceira maior desenvolvedora de jogos para videogames dos EUA e pioneira no modelo multimarcas adotado por suas duas maiores rivais, EA e Activision. É mais conhecida pela série de jogos Grand Theft Auto (GTA), franquia que está em sexto lugar em termos de tempo de vida e cópias vendidas (345 milhões).

    Temos uma visão positiva para a empresa, dado os modelos completamente remodelados do Xbox e PS5 lançados no final de 2020 e pela aceleração da adoção de realidade virtualV com os preços dos dispositivos em queda. Com a evolução dos processadores e outros ajustes de hardware, os novos consoles trazem saltos impressionantes na realidade audiovisual e uma profunda imersão na experiência de jogo. Isso, por sua vez, deve catalisar a demanda por novos jogos otimizados para os novos consoles, especialmente para jogos de tiro e outros jogos de ritmo acelerado.

Lojas de aplicativos

  • Apple (AAPL34)
    Faz celulares, tablets, players de mídia digital e vende uma variedade de softwares, serviços e acessórios. As vendas do iPhone representam 52,5% do total das receitas em 2021 e em abril de 2021 a Apple anunciou o lançamento de quatro novas gerações, todas elas com capacidade de processamento em 5G. Acessórios, dispositivos de uso residencial e utilizáveis (wearables) representavam 10,5% das receitas totais. Os computadores Mac representavam 9,6% das vendas totais e os Ipads, 8,7%. Já a receita com serviços representa 18,7% do total de vendas, tendo como geradoras de receitas a App Store, iCloud, Apple TV+, AppleCare, licenciamento, dentre outros serviços.

    A nossa visão positiva para a companhia deve-se à alta taxa de retenção dos clientes, assim como a expansão do mercado endereçável em serviços e wearables. Vemos um ciclo estável de reposição com a expansão do 5G e um fluxo de caixa robusto adicionando retorno aos acionistas.

  • Google (GOGL34)
    A empresa mais dominante no mundo de busca na internet, com cerca de 85% do fluxo das buscas e perto de 90% das receitas que são frutos de todas as buscas. Os celulares habilitaram as buscas a qualquer momento, qualquer lugar e o seu uso impulsionou a utilização consideravelmente, com 70% das consultas agora pelo celular. Mais de 90% de sua receita vem do Google (sendo 80,5% anúncio e 11,9% outros), 7,2% vem do Google Cloud e o restante de outras fontes. A Google Play Store é a plataforma mais utilizada em celulares de todo o mundo e possui mais de 2,8 bilhões de usuários ativos, estando presente em 70% de todos os smartphones em todo o mundo.

    Como fundamentos positivos, destacamos o valuation atrativo (24,5x o P/L 2022e) dado o crescimento potencial olhando para frente e iniciativa de em cima de capacidade autônoma. O crescimento deve vir por busca, maior monetização do Youtube e maior penetração de iniciativas de cloud (sendo guiadas por inteligência artificial), o que deve gerar uma forte alavancagem operacional ao longo do tempo.

Processamento gráfico

  • Nvidia (NVDC34)
    Inventou as GPUs (unidades de processamento gráfico) em 1999 e faz produtos para a computação visual, para computadores de alta performance e mercados de computação móvel. A empresa possui dois segmentos principais: Gráficos e Computação&Rede. O segmento de gráficos inclui as GPUs GeForce para videogames e PCs, o serviço de streaming de jogos GeForce NOW e infraestrutura e  soluções para plataformas de jogos.

    Nossa visão positiva para a companhia reflete o otimismo em relação aos jogos, assim como o negócio de data centers. Enquanto em data centers a divisão da Nvidia deve crescer acima de seus pares, em jogos observamos apenas 20% da base atualizada para a GPU Ampere RTX, deixando espaço para atualização.

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