Bebida a bordo preocupa aviação nos Estados Unidos
Autoridade de Aviação alerta aeroportos americanos sobre comportamento perigoso de passageiros que exageram no consumo de álcool antes e durante a viagem
05/08/2021A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos alertou os aeroportos de todo o país esta semana sobre o aumento do número de ocorrências envolvendo o consumo de bebida em excesso em vôos comerciais.
A autoridade de transportes aéreos citou números recordes de comportamentos indisciplinados ou perigosos envolvendo passageiros que bebem excessivamente.
Em carta aos gerentes do aeroportos do país, o administrador da FAA Steve Dickson expressou suas preocupações sobre servir álcool aos passageiros em restaurantes e bares antes dos voos.
A carta sugere à administração dos aeroportos que monitorem o consumo de álcool pelos passageiros que aguardam o embarque. E orientem os concessionários de bares e restaurantes para que colaborem com medidas preventivas.
Crescem os incidentes envolvendo excesso de bebida
“À medida em que o número de passageiros viajando aumentou, o número de incidentes de comportamento indisciplinados e inseguros nos aviões e nos aeroportos também”, escreveu o administrador. “Nossas investigações mostram que o álcool muitas vezes contribui para esse comportamento inseguro”, diz o documento citado em reportagem da NBC.
“A FAA solicita que os aeroportos trabalhem com suas concessionárias para ajudar a evitar o abuso no consumo. Embora as regulamentações da FAA proíbam especificamente o consumo de álcool a bordo de uma aeronave que não seja servida pela companhia aérea, recebemos relatos de que algumas concessionárias do aeroporto ofereceram álcool para viagem, e os passageiros acreditam que podem levar esse álcool para seus voos ou ficam embriagados durante o processo de embarque”, diz a carta.
A FAA também sugeriu que os aeroportos poderiam trazer maior conscientização sobre a proibição do álcool nos voos através de “sinalização, anúncio de serviços públicos e trabalhos de conscientização”.
Vídeo com passageiro descontrolado motivou providências
A carta do administrador foi enviada dias depois de vídeos gravados por passageiros de um voo da Filadélfia para Miami mostrando um passageiro embriagado que apalpou duas comissárias de bordo e entrou em uma briga física com outro.
A polícia disse que o incidente aconteceu em um voo no último sábado à noite e envolveu e confirmou que o passageiro estava embriagado.
O homem, Maxwell Berry, 22 anos, foi preso domingo no Aeroporto Internacional de Miami acusado de agressão contra três pessoas à bordo do avião.
Durante meses, a FAA alertou os viajantes aéreos sobre o que descreve como um aumento dramático no comportamento indisciplinado ou perigoso a bordo de aviões de passageiros.
A agência anunciou anteriormente que estava adotando uma abordagem de “tolerância zero” ao mau comportamento dos viajantes aéreos. Passageiros indisciplinados ou perigosos podem enfrentar potenciais acusações criminais, multas de até US$ 35.000 ou proibições vitalícias em certas companhias aéreas.