close

Biden desmente veto a pacote bipartidário

Pacote de infraestrutura pode totalizar US$ 1,2 trilhão ao longo dos próximos anos depende de aliança entre os partidos dos EUA

Joe Biden

Joe Biden chamou coletiva de imprensa no final de semana para desmentir boato | Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desmentiu que não ameaçou o veto a pacote de infraestrutura que faz parte de um acordo fechado nesta semana com os republicanos.

Em coletiva de imprensa, no sábado, 26, o chefe da Casa Branca deu a entender que só assinaria o projeto bipartidário se o Congresso também aprovasse um outro pacote, mais abrangente, que seria patrocinado apenas pelos democratas.

Biden disse que ‘alguns’ republicanos querem derrubar seu Plano das Famílias

“Essa declaração incomodou compreensivelmente alguns republicanos, que não consideram os dois planos vinculados; eles esperam derrotar meu Plano das Famílias”, escreveu Biden em uma nota divulgada hoje.

“Meus comentários também criaram a impressão de que eu estava emitindo uma ameaça de veto exatamente sobre o plano com o qual acabara de concordar, o que certamente não era minha intenção”, acrescentou.

Na quinta-feira, 24, Biden anunciou o pacto com os republicanos por um pacote de infraestrutura que pode totalizar US$ 1,2 trilhão ao longo dos próximos anos. Após a repercussão das declarações do mandatário que sugeriram a vinculação entre os dois projetos, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o acordo com a oposição não estava “em risco”.

Boato de veto a pacote também pode ter nascido na ala esquerda democrata

O pacote mais abrangente é uma exigência da ala mais à esquerda do Partido Democrata, liderada pela deputada Alexandria Ocasio-Cortez.

“Alguns outros democratas disseram que podem se opor ao Plano de Infraestrutura porque ele omite itens que eles consideram importantes: isso é um erro, a meu ver. Alguns republicanos agora dizem que podem se opor ao plano de infraestrutura porque também estou tentando aprovar o Plano das Famílias Americanas: isso também é um erro, na minha opinião”, escreveu o presidente americano na nota.

Biden frisou ainda que o acordo bipartidário não impede que os republicanos tentem barrar o pacote democrata no Congresso. Mas ele também disse que se esforçará para aprovar a proposta. “Vamos deixar o povo americano – e o Congresso – decidir.” (AE)

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra