BMW investirá R$ 500 milhões para produzir linhas X3 e X4 no Brasil
Aporte será distribuído ao longo de três anos na fábrica de Araquari, em Santa Catarina. Modelo inédito também será produzido
18/11/2021A BMW Group anunciou nesta quinta-feira, 18, o investimento de R$ 500 milhões no Brasil ao longo dos próximos três anos.
Em comunicado, a companhia disse que o recursos serão destinados à fábrica de Araquari, em Santa Catarina.
Saiba mais
- Os 10 carros mais vendidos do Brasil em outubro
- Eve, da Embraer, anuncia carro voador em homenagem a Ayrton Senna
- Simule o seu financiamento automotivo com o Banco Safra
Na planta catarinense, serão produzidas todas as versões a combustão dos novos X3 e X4 para o mercado nacional.
Além disso, a montadora alemã afirmou que um novo modelo global também fará parte da linha de produção de Araquari.
Porém, o veículo ainda será revelado na matriz, na Alemanha, “em um futuro próximo”.
Sendo assim, a fábrica da BMW no Brasil tem a produção confirmada dos seguintes carros:
- X3 M40i
- X4 xDrive 30i M Sport
- X4 M40i
O X4 M40i, aliás, será o veículo mais potente e tecnológico feito no Brasil, com motor de 387 cavalos, conforme a BMW.
“Confirmar a produção de novos modelos seis meses após vendas na Europa e ter a certeza que receberemos ainda um modelo novo e totalmente inédito reforça a qualidade do nosso time e processos para produzir com tecnologia, qualidade e paixão no Brasil”, disse Otávio Rodacoswiski, diretor geral da fábrica de Araquari.
Engenharia no Brasil contemplada pela BMW
De acordo com a montadora, o investimento anunciado envolverá melhorias na operação.
Foram incluídas a área de Engenharia Local, que segundo a empresa será mais ativa no desenvolvimento dos softwares de digitalização.
Nesse sentido, a BMW explica que o setor participou da criação de outros dispositivos da montadora a nível global, como o Intelligent Personal Assistant, o BMW e MINI My App e a Digital Key.
Por fim, a empresa informou que, desde 2014, já investiu R$ 1,3 bilhão em Araquari. Com o novo aporte, o valor chegará a R$ 1,8 bilhão.
“O Brasil é de longe o mercado com o maior potencial da América Latina, pois tem uma economia diversificada, uma população jovem e aberta às novas tecnologias”, afirma Alexander Wehr, CEO do BMW Group para a América Latina.