BMW ultrapassa rivais nos EUA em mercado desabastecido
Enquanto a indústria mundial enfrenta escassez de componentes, a marca de luxo alemã garantiu estoques e cresceu 35% no trimestre
08/07/2021As vendas de veículos BMW nos Estados Unidos superaram rivais no segundo trimestre. A montadora de veículos esportivos do segmento de luxo teve melhores resultados garantindo estoques nas concessionárias enquanto as concorrentes sofreram com a falta de componentes e falta de semicondutores no mercado global, por causa da pandemia.
A marca de luxo alemã vendeu 96,5 mil veículos de abril a junho, quase o dobro de suas entregas há um ano e 35% a mais do que no primeiro trimestre de 2021.
A BMW superou a concorrente Mercedes-Benz em 14,2 mil unidades no segundo trimestre, e assumiu a liderança nas vendas de luxo com vantagem de mais de 7,3 mil unidades.
BMW aproveitou demanda reprimida por falta de peças
A BMW aproveitou a demanda reprimida, pois a escassez global de chips de semicondutores continua a sufocar a produção de automóveis e limitar a oferta.
A empresa conseguiu fazer uma boa gestão de seu estoque de semicondutores, que são usados desde os sistemas de frenagem, motorização e até nos rádios, por exemplo. Isso garantiu o atendimento dos pedidos dos revendedores de forma mais ágio que os rivais de luxo, segundo empresários do setor.
O crescimento das vendas da Mercedes foi mais modesto, ficando 39% acima de um ano atrás e 5,3% em relação ao primeiro trimestre. Os crossovers dominaram: os modelos GLE e GLC lideraram as entregas, seguidos pelo novo e menos barato crossover do subcompacto GLB.
A Toyota entregou 83,4 mil carros no segundo trimestre, com destaque para o modelo SUV RX. As vendas cresceram 12% em relação ao primeiro trimestre e 48% em relação a 2020.
Os carros Audi, marca premium da Volkswagen, tiveram 67 mil veículos vendidos no segundo trimestre, quase o dobro de suas entregas no ano passado. O SUV Q5 liderou as vendas com 18,8 mil unidades, quase o dobro do segundo maior vendedor, que é o SUV Q7 maior. (Com agências)