close

Siderúrgicas lideram ganhos na Bolsa na 1ª semana do ano

Ibovespa fechou em leve baixa de 0,70%, aos 108.963 pontos, após despencar nos dois primeiros pregões de 2023

Painel do mercado financeiro

Após início conturbado, Bolsa reduz as perdas mas fecha a semana em leve baixa| Foto: Getty Images

A primeira semana do ano na Bolsa foi marcada pelo início do novo governo no Brasil. Os dois primeiros pregões foram de desconfiança do mercado e com isso fez o Ibovespa despencar. Mas, os ânimos dos investidores foram se acalmando e o referencial brasileiro fechou em leve baixa de 0,70%, aos 108.963 pontos.

“Nesta transição entre governos, essa volatilidade tem sido frequente e deve ser encarada com certa normalidade”, disse Elcio Cardozo, da Matriz Capital.

Saiba mais

Nesta semana, as siderúrgicas seguraram a queda da Bolsa com os melhores desempenhos no período. CSN, Usiminas e CSN Mineração subiram 11,41%, 5,59% e 5,15%, respectivamente.

“Tanto CSN quanto Usiminas sinalizaram aumentos de preço para o aço isso deu força para os papéis”, disse, Cauê Pinheiro, estrategista do Banco Safra.

As duas usinas informaram que em meados de janeiro a tonelada de aço plano sofreram reajuste nos preços. Usiminas vai aplicar aumentos de 9% a 12%. “CSN vai aumentar em 10% em todo o aço que ela fabrica”, disse Pinheiro.

Qualicorp e Americanas completam a lista dos melhores desempenhos da semana, com altas de 6,64% e 5,39%, respectivamente.

Segundo Pinheiro,  a Qualicorp subiu com melhora de governança dado a migração da fatia que a Rede D’or tem na companhia para ser administrada por uma gestora de ativos.

“Já Americanas está com alterações na gestão que foram anunciadas recentemente, mas que tem contribuído para o desempenho do papel”, esclareceu Pinheiro.

No lado negativo, a prorrogação da isenção dos impostos federais nos combustíveis afetou o desempenho dos papéis da Raízen e São Martinho. Segundo Pinheiro a medida tira a atratividade do etanol em relação à gasolina.

“Outra razão é a potencial mudança na política de preços da Petrobras, que deve ter como objetivo levar o preço da gasolina para um patamar mais baixo, reduzindo o potencial de precificação do etanol”, ressaltou Pinheiro. Raízen caiu 13,90% e São Martinho recuou 15,35%.

Locaweb que fechou em baixa de 8,55%, Alpargatas com queda de 8,62% e Hapvida, que caiu 7,28%, completaram o ranking de piores desempenhos na primeira semana do ano.

Abra sua conta

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra