Boneca Barbie cientista homenageia biomédica brasileira
Mattel lança versões da Barbie em homenagem a profissionais que trabalharam no combate à covid, e inclui biomédica brasileira que sequenciou genoma do vírus
04/08/2021A Mattel criou uma boneca Barbie cientista em homenagem à criadora da vacina contra o coronavírus de Oxford, a professora e pesquisadora Dame Sarah Gilbert.
Uma série de seis bonecas cientistas inspiradas na guerra contra a covid-19 inclui uma brasileira, a biomédica Jaqueline Goes de Jesus, de 31 anos, doutora em patologia humana e pesquisadora.
Jaqueline coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no Brasil, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz.
Ela é graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz – Fundação Oswaldo Cruz e Doutora em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia em ampla associação com o IGM-Fiocruz.
Barbie inspira crianças para carreiras científicas
Dame Sarah declarou à BBC que achou a criação “muito estranha” no iníciodisse esperar que o brinquedo venha a servir de inspiração às crianças para que valorizem o conhecimento e a ciência.
“Meu desejo é que a boneca Barbie cientista mostre às crianças carreiras profissionais ligadas à ciência e que elas percebam a importância da vacinação”, disse ela.
A nova Barbie é uma das seis versões da boneca mais famosa do mundo em homenagem às mulheres que trabalham em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
A empresa também tem versões que homenageiam um médico australiano que ajudou a criar um vestido reutilizável para os profissionais de saúde e a biomédica brasileira Jaqueline Goes de Jesus .
A cientista Dame Sarah – reconhecida com uma dama nas honra no aniversário da Rainha da Inglaterra – começou a projetar uma vacina contra coronavírus no início de 2020, quando Covid surgiu na China.
A vacina Oxford-AstraZeneca é hoje a mais utilizada em todo o mundo, com doses enviadas para mais de 170 países. No Brasil a vacina é processada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
“Sou apaixonada por inspirar a próxima geração de meninas em carreiras científicas e espero que as crianças se inspirem com a minha Barbie percebam como as profissões ligadas à ciência são importantes para ajudar o mundo ao nosso redor”, disse Dame Sarah.
Nos últimos anos, a fabricante de brinquedos Mattel respondeu às críticas de que sua boneca Barbie estabelece uma imagem irrealista de feminilidade.
Agora oferece bonecas temáticas em torno de carreiras como bombeiro, médico e astronauta – e em uma variedade de tons de pele além de sua boneca branca original, loira que foi lançada pela primeira vez em 1959.
As vendas de bonecas Barbie registraram vendas mais altas dos últimos seis anos em 2020, quando as crianças ficaram mais tempo em casa e ganharam mais brinquedos dos pais.