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Botafogo volta à elite do futebol e busca glória também nas finanças

Campeão da 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, o Glorioso estará na elite do futebol em 2022, o que ajudará em sua reestruturação financeira

Atletas do Botafogo reunidos em frente à arquibancada com a torcida ao fundo

Após amargar o terceiro rebaixamento de sua história em 2020, o Botafogo planeja se tornar empresa e prosperar na elite do futebol nacional | Foto: Vítor Silva/BFR

Após um início de temporada difícil, o Botafogo de Futebol e Regatas alcançou a redenção, conquistando o título do Campeonato Brasileiro da Série B e o acesso à elite do futebol nacional em 2022. Ambos vieram com a vitória por 1 a 0 sobre o Brasil de Pelotas-RS no último domingo, 21.

E mais do que a alegria de ser campeão e voltar à Série A, as conquistas do ‘glorioso’ ajudam na reestruturação pelo qual o time passa, depois do rebaixamento em 2020 – o terceiro, depois de 2002 e 2014.

No domingo, 28, a equipe de General Severiano enfrentará o Guarani pela última rodada. O time de Campinas (SP) ainda briga pela última vaga de acesso à primeira divisão do Brasileiro. Os outros garantidos na elite do ano que vem até o momento são Coritiba e Goiás.

O processo de reconstrução do Botafogo, que vive uma grave crise financeira, tendo mais de R$ 1 bilhão em dívidas, passa por se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Ou seja, uma empresa.

No ano passado, o time, terminou com um prejuízo líquido de R$ 139 milhões, resultado negativo em 535% sobre o déficit de R$ 22 milhões de 2019, e acordo com análise de dados feita pela consultoria Sports Value.

A ideia de se tornar uma empresa remonta de 2019 e foi dada pelos irmãos João e Walter, da tradicional família Moreira Salles.

Atletas do Botafogo comemorando o título da Série B, conquistado na penúltima rodada do  | Foto: Vítor Silva/BFR
Atletas do Botafogo comemorando o título da Série B, conquistado na penúltima rodada do | Foto: Vítor Silva/BFR

Desde então, o clube vem escalando aprovações internas e aguardando por mudanças na lei que permitam a conversão. Em outubro, o clube anunciou a contratação de uma instituição financeira (XP Investimentos) na busca por investidores.

“Nós entendemos que apesar do enorme desafio financeiro é possível reestruturar a dívida e ao mesmo tempo captar novos investimentos. Temos ativos valiosos, que vão desde os atletas até a tradição, o peso da marca e o tamanho da torcida”, disse o CEO do Botafogo, Jorge Braga, em nota sobre a contratação da XP.

Com bons resultados, o time melhora as perspectivas de receitas e, consequentemente, de estabilização das finanças.

“No mínimo, as receitas voltam ao patamar anterior (de 2019), com a melhora na questão do estádio, que perdeu muito com a pandemia. Então vai crescer em sócio torcedor, bilheteria e a própria exploração do Nilton Santos e, principalmente, na questão da TV”, analisa Amir Somoggi, sócio diretor da Sports Value.

Reunião do quadro social do Botafogo, que aprovou o modelo de clube-empresa, em 2019 | Foto: Vitor Silva/Botafogo
Reunião do quadro social do Botafogo, que aprovou o modelo de clube-empresa, em 2019 | Foto: Vítor Silva/BFR

Benefícios de campeão

Diferentemente do que acontece na Série A, os clubes da Série B recebem uma premiação igual da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela participação no campeonato: cerca de R$ 8 milhões.

Por outro lado, na elite do futebol brasileiro os times recebem a bonificação de acordo com a posição na qual terminam.

Porém, ser campeão da segunda divisão nacional tem um grande bônus referente ao segundo torneio nacional mais importante, a Copa do Brasil.

O título garante entrada direta na terceira fase da competição. Neste ano, quem jogou esta fase embolsou R$ 1,7 milhão.

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A CBF ainda não definiu o prêmio de participação da próxima edição, mas estima-se que o valor seja acima do deste ano.

Adicionalmente, por ser um time Top 15 no ranking da CBF (ranking completo), o Glorioso recebe mais do que clubes abaixo desse grupo ao entrar na Copa do Brasil.

Fora isso, os clubes que entram na primeira rodada sofrem mais com desgaste físico e têm a necessidade de uma logística maior - com a chance de serem eliminados precocemente.

Nesta temporada, o clube foi eliminado pelo ABC de Natal, nos pênaltis, na segunda rodada.

Acesso à elite esportiva e financeira

Entrar para a Série A significa aumentar consideravelmente as receitas com cotas de transmissão de TV.

Hoje, os direitos de transmissão da elite do futebol na TV aberta é da Rede Globo, que distribui 40% da verba total pelo direito igualmente entre os times.

Outros 30% são distribuídos conforme o número de partidas transmitidas. Por fim, mais 30% é direcionado de acordo com a posição final no campeonato.

Contudo, a receita com a TV só chegará ao Botafogo a partir do segundo trimestre do ano que vem, quando começa o Brasileirão.

"No todo, temos aí uma volta do clube que pode vir a faturar próximo de R$ 250 milhões e, quem sabe, mais perto de R$ 300 milhões", projeta Somoggi.

Além das cotas, como mencionado, cada participante da Série A recebe uma premiação conforme sua posição final.

Em 2021, o campeão brasileiro engordará os cofres com R$ 33 milhões da CBF.

Entretanto, os quatro últimos colocados terminaram sem nem um centavo - o que é motivo de polêmica por afetar de forma contundente o planejamento financeiro do time que é rebaixado.

Sendo assim, para garantir um mínimo de premiação na Série A em 2022, o Botafogo tem que terminar pelo menos na 16ª posição.

Neste ano, que escapar do rebaixamento nessa colocação receberá R$ 11 milhões.

Botafogo e o Nilton Santos

Casa da Estrela Solitária há alguns anos, o Estádio Nilton Santos, popularmente conhecido como Engenhão, continua nos planos do clube para os jogos das próximas temporadas.

Recentemente, dirigentes botafoguenses começaram a negociar com a Prefeitura do Rio de Janeiro e com a construtora WTorre.

Conforme o GloboEsporte, na conversa com a administração pública, o tema é a extensão por mais dez anos da concessão do local, válida no momento até 2031.

Já com a iniciativa privada a questão envolve uma administração conjunta do local.

No ano passado, o Nilton Santos deu prejuízo de R$ 7 milhões. Adicionalmente, o Botafogo tem uma dívida com a prefeitura carioca, o que emperra a extensão do direito de uso.

Torcida no Estádio Nilton Santos, para onde o clube envia seus jogos como mandante | Foto: Reprodução/Twitter
Torcida no Estádio Nilton Santos, para onde o clube envia seus jogos como mandante | Foto: Reprodução/Twitter

Se conseguir ampliar a concessão, a equipe alvinegra planeja oferecer à construtora a operação administrativa do local, sendo que o clube teria participação nos lucros com eventos e outras formas de exploração do estádio.

Isso pode alavancar a rentabilidade do local, tanto com a bilheteria como com o aluguel do espaço físico.

A WTorre opera o Allianz Parque, casa do Palmeiras, em São Paulo, e está à frente do projeto da nova Vila Belmiro, estádio do Santos, na Baixada Santista.

Engajamento da torcida do Botafogo nas redes sociais

Tradicional, o Botafogo, embora não tenha uma torcida tão numerosa quanto seus rivais no Rio de Janeiro, mostra que tem potencial para engajar sua torcida.

Análise da Sports Value e da plataforma de monitoramento de redes Zeeng mostra que o time é o 16º colocado com mais interações nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) na América Latina.

Só entre os dias 1º e 24 de novembro, o clube teve 9,3 milhões de curtidas, comentários e compartilhamentos em suas contas oficiais. Isso é mais que o dobro da média mensal, segundo a Sports Value e a Zeeng.

Jogadores do Botafogo ajoelhados em roda no gramado
Torcida do Botafogo está à frente da de outros grandes do Brasil em engajamento nas redes sociais | Foto: Vítor Silva/BFR

Entre janeiro e outubro deste ano, ao todo, os botafoguenses interagiram 41 milhões de vezes.

Também foram registradas 7 milhões de visualizações no canal oficial do clube nos dez primeiros meses de 2021.

Sendo assim, o Botafogo está à frente de times como Grêmio, Bahia e Athletico Paranaense - tendo este último sido campeão da Conmebol Sul-Americana deste ano.

Por isso, caso tenha resultados esportivos satisfatórios em 2022, o clube pode ver um crescimento de seguidores, engajamento e, por consequência, de receitas vindas das mídias digitais.

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