Boticário é primeiro a ter 100% de energia renovável em cosméticos
Fábrica em Camaçari produz própria energia solar e todas as lojas do grupo coletam embalagens para projeto de reciclagem
25/06/2021O Grupo Boticário é a primeira empresa brasileira a alcançar a marca de 100% de uso de energia renovável na fabricação de cosméticos. A companhia alcançou a aquisição de energia limpa da ordem de 3.000 MWh/mês.
A estratégia do grupo consiste no uso combinado de fontes limpas: solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas mantidas pela empresa, que intensificou os investimentos em sustentabilidade nas últimas décadas.
A fábrica inaugurada em Camaçari, na Bahia, foi a primeira do setor a receber o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O LEED é o principal certificado de construções plenamente sustentáveis, da construção ao uso.
Fábrica do Boticário produz energia solar
A fábrica do Boticário produz energia solar própria, com um parque de 1.800 metros quadrados de painéis solares.
A inovação nos processos e a incorporação de novas tecnologias na produção de cosméticos, como cremes e loções hidratantes, que tiveram crescimento de demanda no período da pandemia, reduziu 70% do consumo de energia elétrica, 15% do custo de transformação e 10% do custo de matérias-primas.
A produção dos cosméticos da marca seguem regras rígidas de aproveitamento de material e uso de água. A empresa investe em economia energética também com ações pós-produção. Todas as lojas do grupo (cerca de 4 mil, em todas as regiões do país) coletam embalagens, que são recicladas e transformadas em mobiliário e luminárias que voltam aos pontos de venda.
Lojas projetadas para emissão zero de carbono
As novas lojas do Boticário são projetadas para a geração zero de carbono. Cada uma das novas lojas tem piso, cobertura e fechamento feitos com blocos de plástico reciclado. Cada ponto de venda utiliza 3 toneladas de plástico que seria descartado.
O Brasil é o quarto país no ranking mundial de gastos com produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos segundo a Euromonitor, e é geralmente a população de menor renda que investe o maior percentual de seu salário em perfume.
Na comparação com 2019, em 2020 a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) registrou alta de 21,9% nas vendas de cosméticos.