Botucatu, no interior de SP, recebe vacinação em massa
Adultos da cidade receberam vacinação em massa para a realização do maior sequenciamento genético do país
16/05/2021Toda a população adulta de Botucatu, no interior paulista, recebeu vacinação em massa neste domingo, 16, contra a covid-19 como parte de um estudo da vacina da Oxford/AstraZeneca, coordenado pela Fiocruz.
Botucatu tem cerca de 150 mil habitantes, 106 mil são maiores de 18 anos. Como parte dessa população já foi vacinada contra a covid-19, o estudo vacinou agora 80 mil pessoas com idade entre 18 e 60 anos.
Quem perdeu a aplicação no domingo poderá receber a dose de AstraZeneca durante a semana do dia 17.
O acompanhamento de vacinados e eventuais doentes vai alimentar o maior estudo de sequenciamento genético já realizado no Brasil.
Apenas moradores da cidade participam da vacinação em massa
A imunização em massa é exclusiva dos moradores de Botucatu, tem apoio da Justiça Eleitoral, da regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Botucatu e do Ministério Público.
De acordo com a prefeitura, os que estão na faixa acima de 60 anos não foram incluídos no estudo porque já estão vacinados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Moradores na faixa dos 40 anos, tomaram a vacina antes do horário programado. Segundo os habitantes de Botucatu vacinados, não houve aglomeração.
Os menores de 18 anos não foram vacinados porque não há autorização da Anvisa para a aplicação do imunizante da Oxford/AstraZeneca nesse público para o Brasil.
As gestantes de Botucatu também não foram vacinadas.
Vacinação no restante do país cai em relação a abril
No início de abril, o país aplicava, em média, mais de 600 mil doses de vacina por dia. Foram 659 mil doses/dia na primeira semana e 650 mil doses/dia na segunda semana do mês passado.
Esse número deu um salto e foi de 784 mil doses aplicadas diariamente na terceira semana de abril. O Ministério da Saúde chegou a dizer que chegaria a 1 milhão por dia, mas então a vacinação começou a cair.
Na última semana do mês, o país aplicou 523 mil doses, em média, por dia. Na primeira semana de maio, 415 mil doses aplicadas a cada dia; na segunda, 280 mil doses diárias de imunizantes utilizadas.
Enquanto Botucatu recebe vacinação em massa, mais de mil cidades estão sem vacina
O Butantan parou a produção da Coronavac, principal imunizante do programa brasileiro. Na última semana mais de mil cidades pararam a vacinação.
O instituto espera que um novo lote chegue no sábado, 22, ou no máximo domingo, 22. A produção seria retomada, nesse que é o melhor cenário, apenas na última semana do mês.
As autoridades em Pequim afirmam que já está tudo assinado para que este carregamento seja enviado ao Brasil. (Com Agência Brasil)