close

Brasil compra 138 milhões de doses de Pfizer e Janssen

Ministério da Saúde assina contrato de compra de 100 milhões de doses da Pfizer e 38 milhões da Janssen, com entrega até fim do ano

vacinas

Vacina da Janssen, de dose única, deverá acelerar a vacinação no país, que avança lentamente | Foto: AE

O governo federal assinou nesta sexta-feira, 19, contratos para a compra de 138 milhões de vacinas contra a covid-19 dos laboratórios Pfizer/BioNTech e Janssen.

Serão ao todo 100 milhões de doses da vacina da Pfzier/BioNTech e outras 38 milhões do laboratório Janssen (este último do grupo Johnson&Johnson. As vacinas devem ser entregues até o final deste ano.

A vacina da Pfizer, junto com a produzida por Oxford/AstraZeneca são as únicas que têm registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no país.

Além delas, a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, tem autorização para uso emergencial.

Número de vacinas da Pfizer e da Janssen

Segundo o Ministério da Saúde, a Pfizer deve entregar 13,5 milhões de doses entre abril e junho e mais 86,5 milhões de julho a setembro.

Já o acordo com a Janssen prevê a entrega de 16,9 milhões de vacinas de julho a setembro e outras 21,1 milhões entre outubro e dezembro.

A vacina desenvolvida pela Pfzier/BioNTech demanda a aplicação de duas doses por pessoa. Já a da Janssen, apenas uma.

Nesse sentido, a quantidade anunciada de vacinas compradas pelo governo federal seria suficientes para vacinar cerca de 83,6 milhões de pessoas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra