Brasil recebe 2,1 milhões de doses de vacina doadas pelos EUA
Os frascos do imunizante, fabricado pela farmacêutica AstraZeneca, devem ser distribuídos para os estados no início da semana
21/11/2021O Ministério da Saúde anunciou neste domingo, 21, a chegada de 2,1 milhões de doses de vacina contra a covid-19. Os imunizantes da AstraZeneca foram doados pelo Estados Unidos e entregues nesta manhã no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior paulista.
Pelas redes sociais, o ministro Marcelo Queiroga agradeceu o governo norte-americano pela parceria, resultado de acordo bilateral para o combate ao coronavírus.
“Chegaram agora pela manhã mais de 2 milhões de doses de vacina covid-19 doadas pelos Estados Unidos. Agradeço pela parceria. Juntos, vamos vencer esta pandemia!”, publicou Queiroga.
Em nota, a Embaixada dos Estados Unidos declarou que a doação representa mais um exemplo da vitalidade das relações entre os dois países.
“Os EUA têm estado ao lado do Brasil desde o início da pandemia. Para além das vacinas e outros medicamentos, o governo norte-americano já contribuiu com R$ 110 milhões em assistência direta, o setor privado dos EUA com mais de R$ 412 milhões. Os EUA também doaram mil ventiladores pulmonares, equipamentos de proteção, ofereceram cooperação técnica e muitos outros tipos de assistência ao Brasil”, diz a nota.
Lote da vacina segue diretamente para a distribuição do prrograma nacional de imunização
Também produzida no Brasil pela Fundação Owwaldo cruz (Fiocruz), a AstraZeneca enviada pelos EUA chega pronta para a aplicação. Deve, por isso, ser distribuída aos postos de vacinação do país, no começo da semana.
Imunizante de duas doses, a AstraZeneca entrou também no calendário de reforço. Ela é intercambiável (pode ser combinada) com os demais imunizantes, momo a CoronaVac, a mais comum entre os primeiros vacinados no País, que estão recebendo a terceira dose, por isso, na frente dos demais grupos.
Vacina chega no momento em que o Brasil tem mais de 60% de imunizados com segunda dose
Mais de 60% da população brasileira está totalmente imunizada contra a covid-19. Os dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados na noite desta sexta-feira, 19, mostra que 128.251.431 pessoas tomaram a segunda dose ou dose única das vacinas. Com isso, o País atinge 60,12% da população vacinada.
Ao todo, 157.646.149 pessoas (73,82% da população) receberam ao menos a primeira dose de vacinas. A dose de reforço foi aplicada em 13.612.511 pessoas (6,38% da população).
Entre quinta e sexta-feira, 19, a primeira dose foi aplicada em 171.208 pessoas, a segunda em 823.821, a dose única em 4.845 e 402.056 receberam a dose de reforço no Brasil neste intervalo.