Brasil tem alta de 30% nas mortes por covid em 15 dias
Enquanto países com maior número de mortes aceleram vacinação e reduzem a mortalidade, o Brasil segue na contramão
07/03/2021
Brasil vacinou apenas 3,5% da população até agora, o que contribui para acelerar o número de óbitos | Foto: AE
Dos dez países com mais mortes por covid-19 no mundo, oito registraram queda na média móvel de novos óbitos na última sexta-feira em comparação com o total de duas semanas atrás. No Brasil, a média subiu 30,5%, passando de 1.037 mortes diárias em 18 de fevereiro para 1.353 na sexta.
O único outro país da lista que também registrou alta foi a Índia, mas em patamar muito inferior ao brasileiro (8,9%).
O Brasil tem hoje a maior alta no número de mortes por covid-19 entre as dez nações com mais óbitos pela doença, segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo com dados do site Our World in Data, projeto da Universidade de Oxford.
Brasil lidera em mortes por habitantes
O Reino Unido, que também enfrentou uma variante mais transmissível do vírus e explosão de mortes em janeiro, acumula queda de 49,4%.
Nos Estados Unidos a média móvel de mortes baixou 8,7%. Também tiveram diminuição Espanha (-32,1%), Alemanha (-26,8%), México (-24,7%), França (-13%), Rússia (-9%) e Itália (-7,3%). A média de mortes em todo o mundo recuou 9,7% no período.
Entre os dez países, o Brasil tornou-se o primeiro em novas mortes por milhão de habitantes na quinta, superando os EUA. Na última sexta, o País era responsável por 15% de todos os casos e mortes do mundo (considerando a média móvel).