close

SP inicia produção da vacina brasileira Butanvac

Governo estadual confirmou início da produção da vacina nesta quarta-feira, 28. Até junho, serão 18 milhões de doses produzidas

Butanvac está em estado de aprovação para uso por parte da Anvisa. Primeiro lote do imunizante será de um milhão de doses

O governo do Estado de São Paulo confirmou começa nesta quarta-feira, 28, a produção do primeiro lote da Butanvac, vacina contra a covid-19 produzida integralmente pelo Instituto Butantan.

O primeiro lote terá 1 milhão de doses. Até a primeira quinzena de junho, o Butantan terá produzido 18 milhões de doses.

Já até o final do segundo semestre, o governo do Estado de SP prevê que serão produzidas ao todo 40 milhões de doses da Butanvac.

O anúncio foi dado em entrevista coletiva da sede do instituto, na capital paulista.

Fase de testes da Butanvac

Entretanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não autorizou os testes clínicos em humanos de fase 1 e 2 da Butanvac.

O Butantan protocolou o pedido de testes em 26 de março. O protocolo de estudos clínicos foi enviado à Anvisa em 23 de abril. Nesta terça-feira, 27, a agência solicitou informações adicionais ao instituto, que tem até 120 dias para responder.

Nas fases 1 e 2 serão avaliadas a segurança e a capacidade de promover resposta imune com 1,8 mil voluntários. Na fase 3, participarão até 9 mil pessoas.

Coronavac

Foi anunciada na mesma coletiva a entrega de 600 mil doses da Coronavac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac com o Butantan, ao Ministério da Saúde.

Na próxima semana, o governo estadual afirmou que na quarta-feira, 5, serão entregues ao governo federal mais um milhão de doses.

Fase de transição

Todas as regiões do Estado vão continuar na chamada “fase de transição” do Plano São Paulo de reabertura da economia, com novas liberações. As mudanças vão perdurar de 1º a 9 de maio.

O comércio e os serviços poderão funcionar de forma presencial com horário estendido, das 6h às 20h.

Todos os espaços físicos só poderão ter ocupação máxima de 25% da capacidade. O toque de recolher entre 20h e 5h continuará em vigor.

Números da vacinação contra a covid-19

Até o momento, mais 11,3 milhões de pessoas foram imunizadas em todo o Estado.

Desse total, 7,2 milhões de cidadãos receberam a primeira dose e outros 4 milhões já têm a segunda dose aplicada.

O cadastro para acelerar o processo de vacinação deve ser feito pelo portal Vacina Já.

Internações por covid-19

Segundo o governo estadual, a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 está em 80% em todo o Estado.

O percentual significa que 10.426 pessoas estão internadas nas UTIs. Nos leitos de enfermaria, são 11.686 internados.

Até o momento, o Estado de São Paulo tem mais 2,8 milhões de casos confirmados de covid-19 e mais de 94 mil mortes registradas em decorrência da doença.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra