close

Cadastro positivo mudou situação de mais da metade de clientes bancários

Segundo o Banco Central, a maioria da população que teve acesso facilitado ao crédito tem até 30 anos de idade

Cadastro positivo

De acordo com o BC, o comércio varejista foi o que mais consultou o histórico de clientes para a liberação de crédito | Foto: Getty Images

De acordo com o Banco Central (BC), o Cadastro Positivo gerou uma mudança média na situação de 59% dos clientes bancários no Brasil nos últimos dois anos.

Entre a parcela da população que teve acesso facilitado ao crédito, a maior parte tem até 30 anos, informou a instituição neste sábado, 20.

Ainda segundo o BC, as instituições não financeiras, como lojas do comércio varejista, realizam mais consultas ao Cadastro Positivo do que os bancos. A busca pelo histórico aumentaam no último trimestre, por causa das compras de final de ano

Uma lista de bons pagadores que podem ter acesso a crédito mais barato, o Cadastro Positivo começou a funcionar em 2013, com uma lógica diferente da atual.

Antes, o cliente que quisesse ser incluído no cadastro tinha de comunizar ao banco.  Sancionada em abril do ano passado, a nova legislação tornou automática a inclusão e o processamento dos dados dos clientes.

Hoje, quem não quer entrar no Cadastro Positivo é que deve avisar a instituição financeira. Os bancos identificarão os bons pagadores com base em um sistema de pontuação, sem acesso direto à movimentação financeira do cliente.

Cada cliente recebe uma nota de 0 a 1 mil. Quanto mais alta a nota, melhor a qualidade do pagador e menores as taxas de juros a que eles terão direito.

Gestoras de bancos de dados têm tratamento semelhante às instituições financeiras

Em julho do ano passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a regulamentação das gestoras dos bancos de dados, que terão tratamento semelhante ao das instituições financeiras e na reputação dos controladores e dos diretores.

Um decreto do presidente Jair Bolsonaro regulamentou a proteção dos dados dos consumidores.

Em outubro, o BC autorizou quatro empresas (Boa Vista, Quod, Serasa e SPC) a operar o cadastro positivo. Em novembro, os bancos começaram a abastecer os bancos de dados com informações dos clientes.

Quem quiser consultar a situação no cadastro positivo ou pedir a exclusão da lista de bons pagadores deve procurar uma das quatro empresas administradoras dos bancos de dados.

A consulta ao Cadastro Positivo pode ser feita nos birôs de crédito

Boa Vista: 3003-0101 ou www.consumidorpositivo.com.br

Serasa Experian: 0800 776 6606 ou www.serasaconsumidor.com.br

SPC Brasil: 0800-887-9105 ou www.spcbrasil.org.br

Quod: 3003-7863 ou https://www.quod.com.br

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra