close

Cantor e guitarrista dos Monkees morre aos 78 anos

Guitarrista Michael Nesmith compôs e interpretou grandes sucessos dos Monkees, que venderam mais de 75 milhões de discos no mundo

Michael Nesmith morreu em sua casa, cercado da família, na Califórnia | Foto: Getty Images

Michael Nesmith, cantor, guitarrista e compositor do grupo pop The Monkees, grande sucesso nos anos 1960, morreu aos 78 anos de insuficiência cardíaca em sua casa em Carmel Valley, Califórnia.

O quarteto The Monkees vendee cerca de 75 milhões de discos ao redor do mundo, com grandes hits como Daydream Believer e I’m A Believer, que está na triha do desenho animado Shrek, de 2001. O artista também estrelou um programa de humor na TV.

Nesmith escreveu inúmeras músicas, incluindo Listen To The Band, Sunny Girlfriend e Tapioca Tundra. Em um comunicado, sua família disse que ele “faleceu esta manhã em sua casa, cercado pela família, pacificamente e de causas naturais”.

Micky Dolenz, membro da banda Monkees, disse que estava “de coração partido” por ter “perdido um querido amigo e parceiro”. “Estou tão grato por passarmos os últimos meses juntos, fazendo o que mais amamos – cantando, conversando e rindo”, tuitou.

Nesmith turnê de despedida do The Monkees há um mês

Nesmith e Dolenz estiveram em turnê no mês passado. O gerente do grupo, Andrew Sandoval, disse: “Compartilhamos muitas viagens e projetos juntos ao longo de 30 anos, o que culminou em uma turnê de despedida dos Monkees, que terminou há apenas algumas semanas.

Michael Nesmith (à esquerda) com os companheiros do The Monkees, grande suceso nos anos 1960 Foto: Divulgação

“Essa turnê foi uma verdadeira bênção para muitos. E, no final, eu sei que Michael estava em paz com seu legado que incluía composição, produção, atuação, direção e tantas ideias e conceitos inovadores. enho certeza que o brilho que ele capturou ressoará e oferecerá o amor e a luz para os quais ele sempre se moveu.”

Os Monkees foram originalmente montados para o programa de TV e encontraram fama com músicas que foram escritas para eles. Mas Nesmith, Dolenz, Peter Tork e Brit Davy Jones assumiram o controle total de suas músicas.

“Éramos crianças com nosso próprio gosto musical e éramos mais felizes tocando músicas que gostamos – ou escrevemos – do que músicas que nos foram entregues”, disse Nesmith à Rolling Stone em 2012.

O grupo se separou em 1969, depois que Nesmith alcançou dois sucessos nas paradas americanas com sua Primeira Banda Nacional. Ele também escreveu a música Different Drum, que se tornou um grande sucesso country para Linda Ronstadt.

Depois de filmar um videoclipe para seu single Rio em 1977, Nesmith teve a ideia de um programa de TV composto inteiramente por clipes promocionais.

“Os discos de áudio são reproduzidos no rádio, então um videoclipe deve ser reproduzido em vídeo – na televisão”, escreveu ele em seu livro de memórias. “Deve haver um componente de transmissão para o videoclipe, assim como há para os discos.”

Nesmith chamou sua ideia de PopClips, e mais tarde vendeu a propriedade intelectual para a Time Warner, que a usou para desenvolver e lançar a MTV.

Nesmith foi criado por uma mãe solteira, uma secretária que gostava de pintar. À medida que as máquinas de escrever elétricas se tornaram comuns, tornou-se mais difícil corrigir erros, então ela criou uma tinta em casa que combinava com o papel de digitação em seu escritório. A invenção mais tarde tornou-se papel líquido, conhecido no Reino Unido como Tipp-Ex. No Brasil o corretor é popularmente chamado de ‘branquinho’, por ser como uma tinta branca que cobre os erros de digitação.

I’m A Believer, dos Monkees, na triha do desenho animado Shrek

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra