close

Carolina Ferraz é musa do TikTok para maiores de 30

Rede que mais cresce no mundo investe na TV aberta com campanha para estimular mais velhos a ‘ganharem dinheiros’ no aplicativo

A atriz Carolina Ferraz na cena que deu origem ao meme e que segue bombando na internet por mais de uma década | Foto: Reprodução/Facebook

O TikTok, rede social que mais cresce no mundo, comprou horário nobre do Jornal Nacional e colocou a atriz (ex-Globo) Carolina Ferraz à frente de campanha que ensina como “ganhar dinheiros” sem esforço no aplicativo.

O comercial traz a atriz atualizando a cena da novela ‘Beleza Pura’, de 2008 em que ela repete gritando, que não será punida por seus crimes “porque é Rica” (assista aqui). A cena desde então virou um dos vídeos mais compartilhados em todas as redes sociais, inclusive as duas únicas que tiveram mais downloads em 2021 que o TikTok: Instagram e o Facebook (veja ranking abaixo).

O comercial convida novos usuários a mandarem convites para amigos. A cada cinco convites, o usuário pode ganhar R$ 50, em compras pelo aplicativo. A campanha já se alastra por todas as redes (inclusive as concorrentes) como #TikToRika.

Brasil está entre os países que mais baixam o TikTok

O público da faixa nobre do horário da Rede Globo de 50 milhões de brasileiros, é alvo inteligente da rede a maior ameaça ao império de Mark Zuckeberg. Com a pandemia e a família em casa, a audiência do jornal chegou a bater 1 milhão por noite, segundo dados da Kantar/Ibope. Com os jovens equipados pelo aplicativo em seus celulares, os telespectadores mais velhos podem baixar e começar a usar a rede em minutos.

No mundo, o TikTok soma 58 milhões de instalações em celulares só no mês de março deste ano, segundo a consultoria SensorTower, que analisou os downloads realizados nas lojas do Google e da Apple. O Brasil foi o país que mais baixou a rede social, somando 7,6 milhões de instalações (13% do total) no período.

A rede criada pela empresa chinesa ByteDance em 2016 serviu de alternativa para os novíssimos usuários de internet, os chamados zennials, geração pouco afeita ao excesso de politização do Facebook. Com ferramentas melhores de vídeo e edição, caiu no gosto de jovens de todo o mundo, resistindo à retaliação do ex-presidente Donald Trump, que tentou banir o serviços dos EUA.

Rede mira audiência do futebol

Após o Kwai anunciar a parceria de conteúdo com o Brasileirão Assaí, o TikTok comunicou que irá transmitir jogos da Série C do Campeonato Brasileiro nas temporadas 2021 e 2022. O aplicativo fechou uma parceria com a DAZN, detentora dos direitos de transmissão da 3ª divisão do campeonato, que irá sublicenciar a transmissão dos jogos.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra