close

Conheça o carro voador autônomo da GM

Montadora dos EUA apresenta o Cadillac VTOL Drone, primeiro carro-conceito da empresa para viagens aéreas pessoais

Cadillac - carro voador autônomo da GM com apresentação de uma pessoa

Revelado na CES 2021, Cadillac voador da General Motors seria movido por bateria de 90 kWh | Foto: Reprodução/YouTube

O nome remete a uma marca consagrada do passado. Mas o novo modelo é puramente futurista. A General Motors apresentou nesta semana o Cadillac VTOL (Decolagem e Aterrissagem Vertical, do inglês) Drone, conceito de carro voador autônomo da marca.

O modelo, que ainda é um conceito, foi revelado pela montadora norte-americana durante a CES 2021, maior feira de tecnologia do mundo.

Sem previsão de lançamento, o Cadillac VTOL Drone reflete a visão de futuro da GM, que imagina o mundo onde “viagens aéreas pessoais sejam possíveis”.

Materializado, o carro-conceito teria espaço para apenas um passageiro e seria movido por uma bateria de 90 kWh. Pousos e decolagens seriam realizados sempre na vertical e somente o voo aconteceria na horizontal.

Conceito de carro voador

Um dos exemplos da apresentação do conceito foi o de utilizar o Cadillac VTOL Drone para subir até o topo de um prédio para buscar o passageiro, evitando o deslocamento do mesmo até o térreo.

Reprodução/YouTube

A ideia de um carro voador para transporte pessoal não é nova. Em 2019, o alemão Lilium Jet, que tem a proposta de ser um táxi aéreo, levantou voo pela primeira vez. A expectativa é que passeios comerciais sejam realizados em 2025.

No mesmo ano, a Uber anunciou uma parceria com a Nasa para também desenvolver um serviço de táxi aéreo. Os veículos, ainda em planejamento, voariam abaixo de 3 mil metros, fugindo do espaço aéreo comercial.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra