Carteira de Fundos Imobiliários tem novo ajuste para capturar alta da Selic
Safra volta a aumentar a exposição aos fundos de ativos financeiros, para capturar melhor o ambiente de juros e inflação mais elevados no curto prazo
09/12/2024
A carteira recomendada de Fundos de Investimentos Imobiliários do Safra é revista e ajustada mensalmente de forma automática | Foto: Getty Images
O Banco Safra voltou a ajustar a carteira recomendada de Fundos Imobiliários, tendo em vista a continuidade do ciclo de alta dos juros. Para o mês de dezembro, o Safra voltou a aumentar a exposição aos fundos de ativos financeiros, pois o banco acredita que eles podem capturar melhor o ambiente de juros e inflação mais elevados estimados para o curto prazo.
O banco reduziu em 2,5 pontos percentuais a exposição ao Vectis Juros Real – VCJR11, retirando Tivio Renda Imobiliária – TVRI11 e
aumentando a exposição ao Kinea Recebíveis imobiliários – KNCR11. O Safra justificou que a carteira do Kinea é 98% indexada a CDI +2,39%, e por isso deve capturar muito bem o aumento esperado na taxa Selic.

Saiba mais
- Melhores títulos de renda fixa incentivada com dólar e juros em alta
- Carteira recomendada Top 10 BDRs: Coca-Cola substitui Procter & Gamble
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Em novembro, o Safra já havia feito ajustes elevando a exposição aos fundos de ativos financeiros, logo após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevar a taxa de juros em 0,50 pontos porcentuais para 11,25% ao ano. Esta semana o Copom volta a se reunir (dias 10 e 11 de novembro) para novo ajuste na política de juros. O boletim Focus do Banco Central desta semana aponta que os economistas esperam nova alta da Selic para 12%, um aumento de 0,75 ponto percentual em relação à atual taxa básica de juros.
Performance da Carteira Top 10 Fundos Imobiliários
A Carteira Safra Top 10 FIIs apresentou variação de -5,82% (desde 8 de novembro de 2024), contra -5,57% do Índice Ifix nesse mesmo período, gerando um alfa de -0,25 ponto percentual.
Os destaques com performance superior foram Kinea Rendimentos Imobiliários – KNCR11 (-1,46%), Riza Terrax – RZTR11 (-2,57%) e Tivio Renda Imobiliária – TVRI11 (-2,94%). Nos últimos 12 meses, a carteira apresenta uma desvalorização de 5,82% versus uma queda de 6,10% do Ifix, um alfa 0,62 ponto percentual sobre o índice.
Carteira é ajusta automaticamente pelos especialistas do Safra
A carteira recomendada de Fundos de Investimentos Imobiliários do Safra é revista e ajustada mensalmente de forma automática pelos especialistas do banco, que fazem alterações de acordo com as mudanças do mercado.
Com a carteira Safra Top FIIs automática, investidor tem maior comodidade, tendo acesso de uma só vez aos dez ativos recomendados, sem a necessidade de compra individual de cada papel. A atualização mensal fica a cargo dos especialistas do Banco Safra, que acompanham todos os índices econômicos que influenciam o mercado imobiliário e a economia nacional e internacional.
Com a carteira, o investidor tem um fluxo de rendimentos mensais isentos de imposto de renda. O objetivo do portfólio é buscar ganho de capital, superando o desempenho do Ifix, o índice de referência de fundos imobiliários.
