Carteira de Small Caps troca ação de farmacêutica por fábrica de ônibus
Carteira sugerida de Small Caps substitui papel da Panvel pelo da Marcopolo, que deve lucrar com a necessidade de renovar a frota de ônibus do país
21/02/2025
Carteira Small Caps do Safra é composta por ações sugeridas de empresas nacionais com capitalização de mercado de até R$15 bilhões e que tenham alto potencial de crescimento | Foto: Getty Images
O Banco Safra ajustou a Carteira de Small Caps para o período de fevereiro a março. A farmacêutica Panvel (PNVL3) foi excluída para dar lugar à Marcolopo (POMO4).
A Carteira Small Caps do Safra é composta por ações sugeridas de empresas nacionais com capitalização de mercado de até R$15 bilhões e que tenham alto potencial de crescimento. O portfólio busca superar o Índice Small Caps (SMLL11 da B3).
Os especialistas do Banco Safra ainda apreciam a tese da Panvel, mas consideram que ela sofre o impacto dos juros altos, e além disso avaliam que as margens estão mais expostas e dependentes do preço de matérias-primas, o que pode afetar os lucros da empresa.
Saiba mais
- Fundos imobiliários: descontos indicam bom momento para investir
- Carteira administrada indexada ao dólar: potencial cambial e gestão ativa
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A Marcopolo entrou na Carteira Small Caps por ser considerada uma ótima opção dentro do setor de bens de capital devido a necessidade de renovar a envelhecida frota de ônibus do país, o que deve impulsionar as vendas da empresa.
O Safra também avalia como positiva a diversificação geográfica da Marcopolo, que tem operações em 9 países diferentes. “Vemos a POMO4 como um player resiliente devido a sua baixa alavancagem (Dívida Líquida/Ebitda de 0,3x), e além disso a companhia negocia atualmente a 5,3x do EBITDA projetado para 2025, contra 8,5x da média histórica”, diz o comunicado do Safra.
Carteira Small Caps do Safra supera o índice de referência da B3
A Carteira Small Caps tem rendimento bem superior ao índice de referência em Small Caps na B3 (SMLL11). Em 12 meses, o SMLL11 registrou queda de 13,29%, enquanto a carteira Safra ficou no positivo (0,08%). Desde o lançamento, em outubro de 2022, o índice acumula ganho de 29,32%, enquanto o SMLL11 soma queda de 16,45%.

Composição da Carteira Small Caps:
A composição setorial da Carteira Small Caps do Safra tem ações de utilidades básicas (25%), consumo e varejo (25%), construção civil (12,5%), alimentos e bebidas (12,5%), shoppings (12,5%) e bens de capital (12,5%).

Composição atualizada da Carteira Small Caps: Marfrig (MRFG3), Cury (CURY3), Alupar (ALUP11), Grupo Mateus (GMAT3), Iguatemi (IGTI11), Marcopolo (POMO4), Smartfit (SMFT3), Copasa (CSMG3).
Carteiras de Investimento
As carteiras sugeridas do Banco Safra são produtos de investimentos compostos por ações escolhidas por analistas de Research. A seleção é feita com base em análise técnica e fundamentalista, além das projeções de cenários futuros.

