close

Carteira do Safra tem desempenho positivo em ano desafiador

Carteira Safra Top 10 Ações consegue sustentar uma alta de 5,09% no ano, contra uma queda de 6,34% do Ibovespa até 15 de julho

Analise carteira safra

A carteira Safra Top 10 Ações aproveitou a maior entrada de fluxo estrangeiro e a alta nos preços de mercadorias como minério de ferro e petróleo | Foto: Getty Images

O ano de 2022 tem sido bastante desafiador para o mercado financeiro, diante da persistência da inflação em níveis elevados ao redor do mundo. Mesmo assim, a carteira Safra Top 10 Ações consegue sustentar uma alta de 5,09% no ano, contra uma queda de 6,34% do Ibovespa, considerando o fechamento de 15 de julho.

A variação positiva é conquistada graças à escolha criteriosa de empresas listadas e à antecipação do cenário macroeconômico menos favorável aos ativos de risco.

Saiba mais

E os clientes que desejam contar com a seleção da Safra Top 10 Ações já podem investir, com execução automática dos ajustes mensais, com aportes a partir de R$ 30 mil. O mínimo anterior era de R$ 50 mil.

Ajustes na carteira Safra Top 10 Ações para atravessar turbulências

A carteira Safra Top 10 Ações é elaborada pelos analistas da Safra Corretora para oferecer oportunidades de investimentos em ações listadas na B3.

O objetivo é trazer resultados superiores ao Ibovespa, o principal índice de ações do país. Em dez anos, apenas em dois a Safra Top 10 Ações fechou abaixo do índice.

Sobre a estratégia para atravessar as turbulências de 2022, o time da Safra Corretora explica que uma postura mais defensiva foi adotada logo no começo do ano, visto que o cenário já se mostrava desafiador, com o aumento do preço das commodities no plano internacional e com a alta da taxa básica de juros da economia doméstica.

Para cumprir esse caráter defensivo, foram escolhidas ações de empresas que vinham sendo negociadas com múltiplos mais baixos, e apresentando maior fluxo de caixa, pagamentos de bons rendimentos e boa liquidez de mercado.

Com isso, a Safra Top 10 Ações conseguiu aproveitar a maior entrada de fluxo estrangeiro e a alta nos preços de mercadorias como minério de ferro e petróleo.

Empresas em destaque

As companhias que mais têm contribuído para o desempenho da Safra Top 10 Ações no ano foram selecionadas com base em seus históricos resilientes e alta capacidade de operar em momento difíceis.

Os papéis que mais se destacam são nomes bastante conhecidos, como Banco do Brasil, Itaú, Vale e Petrobras.

A escolha pelo Banco do Brasil, por exemplo, teve como base a expectativa otimista para os resultados deste ano. A Safra Corretora acredita que o banco apresentará uma das maiores expansões de lucro entre os grandes bancos em 2022, perto do topo do guidance esperado.

Já para o outro nome do setor bancário, o time da corretora prevê que o Itaú deva atingir seu guidance para o ano em todas as suas linhas, apresentando também um nível interessante de preço (relação preço sobre o lucro estimado para 2023 é de 7 vezes, um nível abaixo do histórico da empresa).

Para a Vale, a expectativa é de fluxo de caixa sólido, mantendo níveis atrativos de remuneração aos acionistas. Adicionalmente, o prêmio de qualidade para o minério tende a se manter próximo do nível atual, devido à busca por maior eficiência e elevados padrões ambientais das siderúrgicas.

Por último, em relação à Petrobras, apesar dos ruídos políticos, a projeção é que a ação da empresa continue se beneficiando dos fortes preços do petróleo, além do processo de redução do seu endividamento.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra