Setor financeiro é destaque na Carteira ESG do Safra
Portfólio conta com ativos de companhias sustentáveis no mercado para investir. Desde abril, valorização da carteira chega a 7,3%
02/09/2021De agosto para setembro, a Carteira ESG do Banco Safra, que busca ativos de companhias sustentáveis no mercado para investir, se manteve inalterada e com boa exposição ao setor financeiro.
Em agosto, a seleção apresentou uma desvalorização de 1,88%. Como comparativo, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 apresentou queda maior, de -1,98%.
Desde o seu início, em abril de 2021, a carteira apresenta uma valorização de 7,32%, contra 0,43% do ISE. Veja os papéis:
Carteira ESG de ações para setembro – Banco Safra
Empresa (código) – Setor
- Rumo (RAIL3) – Transportes
- BTG Pactual (BPAC11) – Financeiro
- Itaú Unibanco (ITUB4) – Financeiro
- Lojas Renner (LREN3) – Varejo
- Aliansce Sonae (ALSO3) – Shoppings
- PetroRio (PRIO3) – Petróleo e Gás
- Neoenergia (NEOE3) – Utilidades Básicas
- Porto Seguro (PSSA3) – Serviços Financeiros
Perspectivas para o setor financeiro
Em divulgação, o Safra explica que o peso de 37,5% dos ativos do setor na carteira se dá por fatores que vão de solidez a um momento propício para recuperação.
No caso da solidez, o Safra destaca BTG Pactual e Porto Seguro.
Para a primeira, o destaque é o próprio perfil da companhia, considerada pelo Safra como "um dos melhores nomes para capturar o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro" na bolsa de valores. Mais detalhes podem ser conferidos por este link.
Já para a Porto Seguro, o Safra aponta a diversificação de seu portfólio de produtos e a baixa taxa de sinistralidade como pontos positivos.
Sobre recuperação, o Itaú é o ativo da vez, visto que a companhia deve apresentar boa recuperação de resultados com retorno sobre o patrimônio próximo a 18%.
Adicionalmente, o banco deve gerar mais valor aos acionistas com a cisão da XP Investimentos.
A tese completa de investimento para os papéis da Carteira ESG do Safra pode ser lida neste link.