Carteira administrada indexada ao dólar: potencial cambial e gestão ativa
Estratégia busca retorno com a variação de uma das moedas mais fortes do mundo com a vantagem da isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas
03/02/2025Carteira Administrada em Dólar oferece refúgio mais seguro para o patrimônio do investidor no atual cenário de instabilidade política e econômica | Foto: Getty Images
O Banco Safra está lançando uma nova Carteira Administrada, focada em ativos indexados ao Dólar, como alternativa para o investidor interessado em diversificar seu portfólio com exposição à alteração cambial.
Segundo os especialistas do Safra, o produto pode ser considerado uma alternativa ao atual cenário de instabilidade política e econômica.
Com a depreciação do real em relação ao dólar, após uma alta de 27,91% no ano de 2024, a oportunidade de investir na moeda norte-americana busca proporcionar proteção cambial em uma estratégia de longo prazo. Os ativos atrelados ao dólar que compõem a carteira visam preservar e gerar o crescimento de forma sustentável do patrimônio.
Outra vantagem da estratégia do Safra é a isenção do imposto de renda para Pessoa Física. O investimento conta com o benefício tributário aliado à busca de rentabilidade com títulos de renda fixa e à variação do dólar. O investimento mínimo é de R$ 250 mil.
Carteira Administrada Indexada ao Dólar oferece gestão profissional
A Carteira Administrada de Dólar é um serviço de gestão profissional de carteira de títulos e valores mobiliários do Safra. O produto reúne um portfólio de ativos de crédito isentos ou incentivados que são indexados ao dólar.
A gestão fica a cargo dos especialistas do Safra, com sua expertise em gestão de recursos. A contratação é feita diretamente pelo gerente e não está disponível pelo aplicativo do banco.
O produto é voltado a investidores qualificados, com perfil moderado e dinâmico, com horizonte de investimento de médio e longo prazo e que almejam diversificação e potencial proteção de carteira com ativos atrelados ao dólar.
A principal característica é a diversificação internacional que busca retorno com a variação de uma das moedas mais fortes do mundo no médio e longo prazo.
A equipe de especialistas de renda fixa do Safra busca as melhores opções do mercado para a Carteira Administrada, observando uma criteriosa análise de crédito.
Alinhando a busca por rentabilidade e benefício fiscal de isenção de imposto de renda para pessoas físicas, a Carteira Administrada Indexada ao Dólar busca alocar os recursos majoritariamente em títulos e valores mobiliários incentivados, de forma diversificada e ativa.
Vantagens da Carteira Administrada Indexada ao Dólar
- Equipe Especializada: gestão a cargo de uma equipe de profissionais especializados no mercado de renda fixa.
- Análise de Crédito: alocação com criteriosa análise de crédito do Safra.
- Estruturação de Portfólio: carteira de ativos isentos diversificada visando obter rentabilidade com segurança.
- Gestão Ativa: a Carteira é movimentada sempre que a gestão identifica oportunidades de ganhos ou de redução de perdas.
Por que investir na Carteira Administrada em Dólar
- Proteção cambial: Tem como objetivo proporcionar proteção do patrimônio contra o risco de desvalorização do real.
- Redução de riscos: investimentos dolarizados visam funcionar como um refúgio seguro para mitigar riscos internos do país.
- Rentabilidade potencial: Investimento busca unir a rentabilidade da Renda Fixa com a variação de uma das moedas mais fortes do mundo.
- Benefício tributário: Maximização do resultado com isenção de Imposto de Renda.
- Estratégia de longo prazo: Em um cenário globalizado, manter ativos dolarizados é uma estratégia inteligente que visa preservar o patrimônio, buscando crescimento sustentável ao longo do tempo
Proteção Patrimonial
Buscar proteger o patrimônio aplicando em dólar representa uma estratégia eficaz para diversificar os investimentos, de forma a aumentar a segurança nas aplicações em moeda local em momentos adversos.
O gráfico a seguir mostra a rentabilidade do dólar junto ao Ibovespa, e a correlação negativa entre dólar e risco Brasil em igual proporção. Quando as aplicações em reais (Ibovespa, linha azul) se desvalorizam, a tendência de alta do dólar (linha cinza) tende a proteger o investidor. Os especialistas do Safra explicam que a combinação destes dois investimentos (USD+IBOV) proporciona uma rentabilidade média com menor volatilidade (linha vermelha).


