Carteira Top 10 Ações inclui BTG Pactual, grupo GPS e Rumo Logística
Desde o lançamento, em janeiro de 2012, a Carteira Top 10 alcança valorização de 218,07%, duas vezes maior que o Ibovespa (109,27%)
03/06/2024O Banco Safra mudou a composição da Carteira recomendada Top 10 Ações para o mês de junho. O banco trocou BB Seguridade por BTG Pactual, Assaí por GPS e Ecorodovias por Rumo Logística.
A Carteira Recomendada Safra Top 10 Ações é uma carteira de execução automática, ou seja, o investidor faz a aplicação inicial e o rebalanceamento mensal fica por conta dos especialistas da Safra Corretora, a melhor do Brasil para quem investe em ações, segundo o ranking da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Saiba mais
- Carteira Dividendos: dez ações recomendadas para quem deseja rendimentos e valorização
- Balanços das empresas mostram tendência positiva
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Desde o lançamento, em janeiro de 2012, a Carteira Top 10 alcança valorização de 218,07%, duas vezes maior que o Ibovespa (109,27%) e acima do CDI (195,26%).
O Safra justificou a retirada das ações da BB Seguridade destacando a performance acima do Ibovespa no último mês. A ação do BTG Pactual volta a ser adicionada, e o Safra informa que gosta do seu diversificado modelo de negócios, que tem gerado resiliência e boa performance, além de suas ações estarem negociando a um atrativo múltiplo P/L de 8,2x 2025e.
A ação do Assaí e da Ecorodovias foram excluídas do portfólio recomendado do Safra para dar lugar a nomes menos alavancados e que seriam menos suscetíveis a uma taxa de juros no curto e médio prazo potencialmente mais alta.
O Safra substituiu os dois papéis por GPS e Rumo Logística. Segundo o banco, o grupo GPS especializado em terceirização tem o potencial de continuar a expandir sua presença no mercado, ao mesmo tempo em que aproveita as oportunidades de vendas cruzadas e se concentra em fornecer uma gama mais abrangente de serviços à sua base de clientes existente, gerando resultado para seus acionistas.
A inclusão de Rumo Logística se deve por uma combinação de valuation atrativo (TIR real de 11,7%) com um bom momento de resultados, impulsionado por bons volumes e tarifas.
Adicionalmente, o Safra reduziu ligeiramente a exposição a Localiza e elevou o peso de Vale no portfólio, por acredita existir riscos positivos para as projeções de resultados da
companhia. Com isso, a Carteira Top 10 de Ações do Safra inicia o mês de junho com um beta de 1,05 (de 1,00 em maio)
Vantagens de investir com a carteira top 10
- Comodidade
- Execucação automática por especialistas
- Segurança
- A experiência e credibilidade da Safra Corretora
- Atualizações
- Avaliação mensal dos analistas do Safra
- Diversificação
- Carteira com ações de diversos setores
- Praticidade
- Custo de manutenção
- Transparência
Ações excluídas da Carteira Top 10 de Ações do Safra:
BB Seguridade (BBSE3) – Serviços financeiros: Retiramos BB Seguridade da carteira por vermos após uma performance acima do Ibovespa no último mês e por não vermos catalisadores de curto prazo para suas ações.
Assaí (ASAI3) – Consumo/Varejo: Estamos retirando Assaí da carteira. Apesar de seguirmos gostando do papel para médio e longo prazo, vemos que um ambiente de juros mais alto pode prejudicar os resultados da empresa em função de sua alta alavancagem financeira.
Ecorodovias (ECOR3) – Transportes: Excluímos Ecorodovias da carteira. Gostamos do papel para médio e longo prazo, porém, a companhia apresenta um nível de alavancagem alto, o que pode prejudicar seu desempenho em cenário de juros de dois dígitos
Inclusões:
BTG Pactual (BPAC11) – Serviços financeiros: Estamos adicionando BTG Pactual na carteira. Vemos um bom ponto de entrada para o papel no momento após a queda recente de suas ações. Gostamos de seu diversificado modelo de negócios, que tem gerado resiliência e boa performance e esperamos a manutenção de resultados robustos para os próximos trimestres. Embora o curto prazo permaneça desafiador, acreditamos que, a médio e longo prazo, o bom desempenho dos negócios do BTG faz dele uma história de crescimento atraente. Adicionalmente, vemos suas ações negociando a 8,2x o lucro 2025e, o que nos parece um patamar
atrativo.
GPS (GGPS3) – Indústria: Estamos incluindo GPS para trazer um nome mais defensivo para a carteira. Acreditamos que a GPS tem o potencial de continuar a expandir sua presença no mercado, ao mesmo tempo em que aproveita as oportunidades de vendas cruzadas e se concentra em fornecer uma gama mais abrangente de serviços à
sua base de clientes existente, o que deve continuar apoiando o crescimento da empresa no futuro.
Rumo (RAIL3) – Transportes: Estamos incluindo Rumo em nossa carteira. Acreditamos que os resultados da Rumo devem continuar firmes e impulsionados por bons volumes e tarifas, que combinados com custos controlados deveriam seguir gerando alavancagem operacional. No curto prazo, o maior preço das commodities teria o potencial
de aumentar a atratividade das exportações, fator que poderia elevar a demanda pelos serviços da Rumo. Adicionalmente, vemos a companhia negociando a uma TIR real de 11,7%, um prêmio de 5,6 pp sobre a taxa da NTNB 2035, o que representa um patamar bastante atrativo de negociação de suas ações.
Ações mantidas na Carteira Top 10 de Ações:
Vale (VALE3) – Mineração & Siderurgia: Elevamos a exposição de Vale em nossa Carteira Recomendada. Seguimos com uma visão positiva para as ações da companhia e acreditamos que a atividade econômica chinesa poderia dar suporte aos preços do minério no curto prazo. A empresa deve continuar a gerar um fluxo de caixa sólido e manter níveis atrativos de remuneração aos acionistas. Adicionalmente, o prêmio de qualidade para o minério tende a se manter próximo do nível atual, devido à busca por maior eficiência e elevados padrões ambientais das siderúrgicas.
Eletrobras (ELET3) – Utilidades Básicas: Mantemos Eletrobras em nossa carteira. Apesar de acreditarmos que o processo de turnaround iniciado após a privatização trará boas oportunidades de destravamento de valor, como corte de custos e despesas, alteração na estratégia de vendas e ganhos potenciais de uma maior eficiência fiscal. Adicionalmente as ações da companhia performaram abaixo do setor nos últimos 12 meses e, em nossa visão, oferecem uma boa oportunidade de exposição.
Itaú Unibanco (ITUB4) – Serviços Financeiros: Estamos mantendo ligeiramente Itaú Unibanco em nossa carteira. Vemos Itaú como o nome de maior qualidade dentro do setor bancário, tendo mostrado um melhor controle dos indicadores de qualidade de crédito frente a seus pares. Além disso, o banco está negociando a múltiplos interessantes (P/L para 2024 de ~7,0x, ainda abaixo de sua média histórica de 10 anos de ~10x).
PetroRio (PRIO3) – Óleo e Gás: Continuamos com PetroRio em nossa carteira. Gostamos da exposição às empresas juniores de petróleo, pois acreditamos que elas conseguirão entregar melhora na produção ao longo de 2024, gerando elevado fluxo de caixa. A PetroRio seria o principal nome dentre elas, a empresa conta com um bom histórico de execução e de alocação de capital, é a mais líquida e está negociando a um valuation bastante atrativo. Além disso, seu baixo endividamento combinado com a forte geração de fluxo de caixa deveria proporcionar boa capacidade de aquisição de ativos.
Petrobras (PETR4) -Óleo & Gás: Seguimos com Petrobras em nossa carteira Top 10 Ações. Acreditamos que os resultados continuarão robustos no curto e médio prazo e a empresa manterá uma boa capacidade de distribuição de dividendos. A recente aprovação do pagamento de 50% dos dividendos extraordinários nos deixou mais confiantes com potenciais novos pagamentos futuros. Adicionalmente, PETR oferece um valuation atrativo, vemos suas ações negociando com desconto em relação a suas pares internacionais.
Localiza (RENT3) – Transportes: Estamos reduzindo levemente Localiza em nossa carteira Top 10 ações. Esperamos resultados operacionais sequencialmente melhores nos próximos trimestres, com a demanda se mostrando resiliente mesmo com o constante aumento sendo promovido nas tarifas de locação, que tem elevado gradualmente a rentabilidade do negócio ao mesmo tempo em que a queda da taxa de juros reduz o custo de dívida da companhia. Além disso, a companhia deve continuar se beneficiando de ganhos de eficiência decorrentes da recente fusão com a Unidas. A Localiza é a maior locadora de veículos do pais, detendo ampla vantagem competitiva sobre suas concorrentes (i.e. menor custo de capital, maior poder de barganha com fornecedores, maior escala, marca mais reconhecida).
Direcional (DIRR3) – Construção: Continuamos com Direcional em nossa carteira Top 10 ações. Gostamos da exposição ao segmento de baixa/média renda em construção civil por sua maior resiliência de resultados e Direcional parece ser o ativo mais interessante nesse segmento. Acreditamos que a crescente participação no segmento de
baixa/média renda deve continuar guiando melhorias em seus resultados. Adicionalmente, sua exposição ao programa Minha Casa Minha Vida é vista como uma proteção durante um eventual ciclo de aperto monetário, especialmente considerando os novos incentivos dados ao programa que impulsionarão a lucratividade do negócio. Direcional está negociando a 6x o lucro projetado para 2025.