close

Caso GameStop começa a ser julgado nos EUA

Comitê de Serviços Financeiros do Congresso americano busca responsáveis pela especulação articulada por redes sociais

Gamestop

As ações da GameStop subiram mais de 400% em janeiro, com mobilização de compradores articulados pelo Reddit | Foto: Divulgação

O Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos iniciou na tarde desta quinta-feira, 18, uma audiência sobre a volatilidade causada nos mercados acionários por movimentos especulativos de investidores de varejo, o que ficou conhecido como “caso GameStop”.

As ações da GameStop subiram mais de 400% na última semana de janeiro, com o aumento da demanda de usuários da rede social Reddit, mais especificamente do fórum WallStreetBets, o que causou um short squeeze no mercado.

O evento conhecido como short squeeze ocorre quando um ativo, como determinada ação, dá um salto e força investidores que apostam em sua queda a comprá-lo, para evitar uma perda maior.

A audiência foi denominada “Game Stopped – Quem ganha e quem perde quando os vendedores a descoberto, a mídia social e os investidores de varejo se chocam”.

CEO da Robinhood entre presta depoimento

Estão sendo ouvidos os CEOs da corretora Robinhood, Vlad Tenev, do fundo de hedge Melvin Capital, Gabriel Plotkin, do fundo de hedge Citadel, Kenneth Griffin, e do Reddit, Steve Huffman.

Os grandes fundos de hedge que foram impactados pela especulação, como o Melvin Capital, haviam “alugado” papéis como os da GameStop.

O objetivo era vender essas ações no mercado e comprá-las de volta por um preço menor, embolsando a diferença antes de devolver os ativos ao dono original.

No entanto, com a disparada das ações, esses fundos se viram obrigados a recomprá-las o mais rápido para zerar posição e evitar mais prejuízos – o que alimentou ainda mais a alta de preços, como uma bola de neve.

O CEO da corretora americana Robinhood, Vlad Tenev, defendeu seu modelo de negócios na abertura da audiência. “Muitas pessoas dizem que a Robinhood os ajudou a pagar empréstimos para automóveis, reduzir dívidas de empréstimos estudantis, pagar as contas diárias e economizar para o futuro”, acrescentou.

Fenômeno ligado a corretoras online

A avaliação de analistas é de que o aumento do número de pequenos investidores está relacionado ao surgimento de corretoras online que não cobram taxas, como a Robinhood, e a um ambiente de ampla liquidez fiscal e monetária.

“Aos nossos clientes, peço desculpas e saibam que estamos fazendo tudo que podemos para garantir que isso não aconteça novamente”, declarou Tenev. Segundo o CEO, muitas corretoras observaram um aumento “maciço” de negociações em suas plataformas no final de janeiro, com um movimento “sem precedentes” no dia 28.

Sobre as restrições temporárias à negociação de ações da GameStop, ele afirmou que a medida foi necessária por causa da volatilidade, “para atender às crescentes exigências regulatórias de depósito, não para ajudar os fundos de hedge”. Tenev também ressaltou que a Robinhood injetou mais de US$ 3 bilhões em liquidez para “se proteger” das exigências de garantias. AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra