Aplicativo Celular Seguro vai notificar portador de celular roubado
Portador de aparelho roubado ou furtado vai receber mensagem informando que precisa devolver o dispositivo na delegacia mais próxima, sob risco de ser alvo de inquérito
31/03/2025
O aplicativo Celular Seguro pode ser baixado para Android e iOS, mas é necessário registro de conta no portal gov.br | Foto: Getty Images
O aplicativo Celular Seguro, do Ministério da Justiça, entra em uma nova fase na sexta-feira, dia 4 de abril, com a implementação de um sistema de envio de notificações para celulares roubados ou furtados que tenham sido habilitados com uma nova linha telefônica.
O proprietário do aparelho de origem irregular vai receber uma mensagem informando que precisa devolver o dispositivo na delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua residência. Caso não haja devolução, o indivíduo poderá ser alvo de inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
A inspiração do programa partiu do aplicativo Cellguard, desenvolvido pelo governo do Piauí, com o objetivo de diminuir a incidência de roubos e furtos de celulares.
O sistema puauiense preserva o aparelho eletrônico, se ele estiver cadastrado no aplicativo. No Celular Seguro, a plataforma do governo federal bloqueia a linha telefônica, o acesso a serviços financeiros e o aparelho.
Celular Seguro fez 2,5 mil bloqueios no Carnaval
O aplicativo Celular Seguro, do governo federal, registrou, em todo o país, cerca de 2,5 mil alertas de bloqueio durante o carnaval. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o maior número – 519 – foi anotado na quarta-feira de cinzas, dia 5.
O estado de São Paulo liderou o ranking com 546 bloqueios entre o sábado de carnaval (1º) e a quarta-feira (5), seguido pelo Rio de Janeiro, onde o serviço foi acionado 439 vezes, e a Bahia, com 203.
O aplicativo Celular Seguro pode ser baixado para Android e iOS. Com ele é possível desativar a linha telefônica e o número de identificação do aparelho, além de bloquear, em caso de roubo ou furto, contas e serviços vinculados, como os aplicativo de bancos. Para utilizar o aplicativo Celular Seguro é necessário ter uma conta no gov.br.

