Centenária e carioca, Tellura Amburana é eleita a melhor cachaça de 2021
Concurso realizado no Chile elegeu produção de fazenda secular reconhecida pelo uso de tecnologia de ponta
10/12/2021A melhor cachaça brasileira de 2021 é feita no Rio de Janeiro, pela Fazenda Abadia, que produz a bebida desde 1920. A Cachaça Tellura Amburana recebeu pontuação máxima na premiação da agência Catad’Or, que reuniu júri de especialistas do Chile, Argentina, Brasil, Peru, Bélgica, Alemanha, França, Holanda e Espanha para avaliar a aguardente nacional.
Com a mesma pontuação, que dá direito à Grande Medalha de Ouro, a Dom Tápparo Carvalho Americano, um rótulo paulista, foi o segunda com melhor avaliação do júri. A Famigerada Bruta, em terceiro lugar, é a primeira aguardente de Minas Gerais a figurar no ranking do ano.
O ranking da Catad’Or de melhor cachaça
Rótulos com 92 pontos ou mais (Grande Medalha de Ouro)
- Tellura Amburana
- Dom Tápparo Carvalho Americano
Rótulos com 90 a 91,9 pontos (Medalha de Ouro)
- Famigerada Bruta
- Wiba Blend de Carvalhos Premium
- Cabaré Extra Premium
- Fazenda Soledade Jequitibá
- De Arcanjo Extra Premium 10 anos
O evento latinoamericano, com 26 anos de história, é patrocinado pela Organização Internacional da Vinícola e do Vinho (OIV) e pela União Internacional de Enólogo. A proposta é avaliar e premiar a excelência de vinhos e destilados do mundo todo. Todas as marcas foram enviadas para o Chile, onde a degustação foi realizada.
O prêmio tem apoio do Instituto Brasileiro da Cachaça e este ano foi realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e com o Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça.
Cachaçaria do Rio coleciona prêmios
A cachaçaria Tellura é conhecida pelo alto investimento que faz em tecnologia de ponta. Embora mantenha a estrutura secular, suas instalações e equipamentos são de primeira linha e o processo de fabricação é totalmente controlado.
A fábrica, em Campos de Goytacazes tem 4 alambiques de cobre com capacidade para produção de 600 mil litros de cachaça anualmente. Além disso, o preparo é distribuído em toneis feitos de aço inoxidável, jequitibá rosa, amburana (que dá nome à campeã do ano) e carvalho.
A cachaçaria produz quatro tipos de aguardente:
- Tellura Prata, duplo ouro na International Taste & Quality Institute (iTQi), de Bruxelas;
- Tellura Ouro, medalha de prata pelo Concurso Mundial de Bruxelas, em 2019;
- Tellura Jequitibá, premiada com medalhas de ouro e prata no San Francisco World Competition;
- Tellura Amburana, que, antes de obter a primeira colocação no ranking da Catad’Or, recebeu medalha de ouro na categoria madeiras brasileiras da Expocachaça 2019, a maior pontuação na categoria.