Chef dá a receita de como comer bem sem sair de casa
Com grandes cozinhas no currículo, Yann Corderón ensina receitas simples para atravessar o isolamento com prazer e autonomia
30/03/2021Yann Corderón abriu o restaurante L’Amitié há 11 anos, em São Paulo, depois de comandar algumas das melhores cozinhas da capital paulista.
Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus, preferiu fechar as portas e manter a equipe em segurança em casa e empregada. Continuou trabalhando: na própria cozinha.
Em vez de adaptar o cardápio tradicional francês às possibilidades do delivery, ele preferiu fazer do momento de crise um “sabático criativo”.
No apartamento em que mora e mantém o isolamento, em frente ao seu restaurante, Corderón desenvolve pratos que refletem as necessidades aumentadas na pandemia: saúde, praticidade e bem-estar.
Escolhas certas fazem uma boa cozinha
“Estou olhando este momento como uma oportunidade para retomar minha origem de cozinheiro: pensar, pesquisar, escolher e fazer o melhor com as limitações impostas pela situação do lugar onde estou”, diz o ex-comandante das cozinhas do Paris 6, do Azait e do St. Tropez de Todos os Santos.
“Um restaurante precisa ser sensível a seu tempo. Quero que o menu do meu bistrô evolua com essa experiência dura, da qual, acredito e espero, todos voltaremos mais conscientes e atentos”, diz.
A pedido de ‘O Especialista’, Corderón antecipou as novas receitas (seus pratos preferidos em casa) na pandemia: fáceis, saudáveis e recompensadoras para quem está isolado (e cansado de delivery).
Filé mignon de porco ao molho de abacaxi
- 400g de filé mignon de porco
- Um abacaxi pequeno
- Uma xícara de açúcar
- Uma xícara de alecrim
- Sal à gosto
- Um tablete de caldo de carne
- Pique o abacaxi. Derreta o açúcar na frigideira até caramelizar. Acrescente o caldo de carne, diluído em água. Cozinhe o abacaxi picado nessa calda por 5 minutos. Jogue o alecrim e tampe. Grelhe a carne por dois minutos cada lado (ou até atingir o ponto desejado) no óleo ou no azeite, bem quentes. Salgue, cubra a peça com a redução e sirva.
Legumes assados do chef
- 2 ou 3 abobrinhas bem firmes cortadas em rodelas grossas
- 2 berinjelas grandes cortadas em cubos
- 2 batatas-doces cortadas em cubos
- Dentes de alho à gosto
- Sal à gosto
- Espalhe os legumes cortados em uma assadeira, cubra com azeita e ervas (as de Provence compradas em supermercado resolvem bem)
- Deixe no forno por 40 minutos a 180 graus, salgue e sirva.
Copa lombo na grelha
- 400g de copa lombo
- 1 dente de alho
- Uma colher de tomilho
- Sal à gosto
- Esfregue o alho e a erva na peça e coloque-a sobre a grelha pré-aquecida. Gire até formar uma capa dourada e salgue. Essa parte do porco pode ser consumida com o miolo rosado.
Como manter uma cozinha gourmet na crise
- Guarde as saídas para comprar os ingredientes frescos, de preferência da estação. Três dias por semana são suficientes.
- Dê preferência ao comércio local, entrepostos onde você possa ir a pé apenas com uma sacola, em horários mais vazios. Use sempre as máscaras recomendadas e leve seu próprio álcool em gel.
- Mantenha a dispensa sempre abastecida com azeite e ervas, frescas ou secas, como alecrim, tomilho e manjericão. Se preferir as frescas, deixe o maço em um pote com água, elas durarão mais.
- Não trate como “sobras” o que você não consome em uma refeição. Pense no que não foi para o prato como ingrediente para uma nova opção, que você poderá criar em vez de comprar comida pronta: o tempo de receber e requentar será melhor investido, usufruído e compensado.
- Exemplo: um pedaço de copa lombo grelhado (receita acima) dura até quatro dias com o sabor preservado (ou até melhorado, se for preparado com algum molho). Fatiado, pode ser transformado em sanduíches; picado com novo molho, em um picadinho macio que pode ser servido com arroz.
- Planeje as refeições de acordo com as necessidades de sua rotina e não o contrário. Refeições leves durante o dia, a base de vegetais, permitem refeições com cara e sabor de banquete à noite. Merecemos e precisamos.
- Guarde sua cota de álcool para uma taça cheia de um bom vinho para acompanhar a última refeição do dia. A experiência gastronômica será integral e você manterá o controle do que está cosumindo.