close

China multa Alibaba e Tencent e ações fecham em forte queda em Hong Kong

Segundo órgão regulador, gigantes de tecnologia descumpriram regras de declaração antimonopólio em acordos do passado

Perspectiva de baixo para cima de prédio espelhado do Alibaba, com sede na China, com destaque para o logo da empresa em laranja

Na Bolsa de Hong Kong, na China, a ação do Alibaba fechou em queda de 5,8% nesta segunda-feira, 11, enquanto a da Tencent recuou 2,9% | Foto: Getty Images

O órgão regulador de mercados da China multou no fim de semana o Alibaba e a Tencent, duas das maiores empresas de tecnologia do país. O motivo foi o descumprimento de regras de declaração antimonopólio em acordos do passado.

Algumas das multas referem-se a várias aquisições feitas pelo Alibaba, de e-commerce, e pela Tencent, de serviços digitais.

Saiba mais

Na Bolsa de Hong Kong, a ação do Alibaba fechou em queda de 5,8% nesta segunda-feira, 11, enquanto a da Tencent recuou 2,9%.

Muitas das dezenas de multas impostas pela Administração Estatal para Regulação de Mercado (SAMR, pela sigla em inglês), como é conhecido o órgão chinês, foram no valor de 500 mil yuans, o equivalente a US$ 74.680.

Em janeiro, a China já havia aplicado multas sobre Alibaba e Tencent, além de outras duas empresas, devido ao descumprimento de leis antitruste.

Em novembro de 2021, a mesma sanção – e pelo mesmo motivo – foi aplicada sobre as companhias. (Com AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra