close

Clima favorável ajuda a Vale a elevar a produção no trimestre

O Banco Safra segue com recomendação de compra para as ações da Vale e mantém o preço-alvo de R$ 98,0 por ação

Vale

A produção de minério de ferro no segundo trimestre atingiu 74,1 Mt, com crescimento de 17% na comparação com o trimestre anterior | Foto: Getty Images

A Vale anunciou um crescimento trimestral nos volumes de produção do segundo trimestre em função de melhorias operacionais e melhores condições climáticas nos sistemas Norte, Sudeste e Sul. Além disso, os embarques de ferrosos foram 23% maiores no trimestre e atingiram 73,2 milhões de toneladas no trimestre.

Por outro lado, o guidance anual para minério de ferro foi revisado para baixo para 310-320 milhões de toneladas (de 320-335 Mt), a fim de levar em conta a expansão mais lenta em Carajás e a venda do sistema Centro-Oeste (~3,5 Mt por ano). Além disso, apesar do aumento nos volumes de produção e vendas, preços-referência mais baixos para minério de ferro e cobre poderiam pesar nos resultados do 2T22.

Saiba mais

A produção de minério de ferro no segundo trimestre atingiu 74,1 milhões de toneladas, com crescimento de17% em relação ao trimestre anterior, refletindo níveis de produção mais altos em todos os três sistemas.

No sistema Norte, a produção foi 3,6% superior no trimestre, principalmente devido a condições climáticas mais favoráveis, parcialmente compensadas por restrições pontuais da cadeia de suprimentos.

No sistema Sudeste, a produção cresceu 30,8% no trimestre, refletindo o aumento da produção em Brucutu e Timbopeba e maior produtividade no Complexo de Itabira. Após as fortes chuvas do 1T, a produção do Sistema Sul aumentou 48,2% t/t, com melhor desempenho em todas as operações e aumento nas compras de terceiros.

A produção de pelotas foi de 8,7 Mt (+25,2% t/t), devido a menores atividades de manutenção em Omã e maior disponibilidade de pellet feed em Vargem Grande.

Vale eleva produção de níquel, mas produz menos cobre

A produção de níquel caiu 23,9% no trimestre para 34,8 mil toneladas, principalmente como resultado de paradas de manutenção planejadas na Indonésia e Canadá. Apesar dos números de produção mais baixos, a Vale manteve seu guidance para produção de níquel inalterado em 175-190kt para 2022. As vendas de níquel ficaram estáveis sequencialmente em 39,3k t (+0,8% t/t), possibilitada pelo aumento de estoque no 1T em preparação para as manutenções no 2T.

A produção de cobre atingiu 55,9 mil toneladas (-1,2% t/t), com as manutenções programadas em Salobo sendo parcialmente compensadas pela retomada da produção em Sossego e melhor desempenho nas operações canadenses. O guidance de produção de cobre para 2022 também foi reduzido para 270-285 mil toneladas (de 330-355 mil toneladas), como resultado de períodos adicionais de manutenção em Sossego e Salobo ao longo do ano. Os embarques de cobre aumentaram 2,4% no trimestre para 51,5 mil toneladas.

O Banco Safra segue com com recomendação de compra para Vale e mantém o preço-alvo de R$98,0 por ação para os paéis da empresa.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra