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Clubes e confrarias de vinho: vale a pena entrar?

Com assinaturas cada vez mais flexíveis, marcas oferecem curadoria e planos customizados, que incluem cursos on-line

Clube de vinho

Empresas oferecem assinaturas para atender paladares, expectativas e volumes de consumo diferentes | Foto: Getty Images

Os clubes de vinho usam o modelo da fidelidade em pacotes para entregar produtos de alta qualidade em casa por preços bem menores que os de loja. As vantagens vão além do custo reduzido por garrafa. Mas é importante encontrar empresas e pacotes que atendam às expectativas e preferências pessoais.

O crescimento da concorrência durante a pandemia, período em que o consumo da bebida no Brasil cresceu mais de 30%, multiplicou também a oferta de brindes, promoções e flexibilizações de planos. As assinaturas podem ser mensais, semestrais ou de um ano. O preço vai sendo reduzido quanto mais longo o pacote. Por isso, atenção aos planos anuais. Eles são mais baratos, mas costumam cobrar multa em caso de desistência antes do período contratado (as cobranças são mensais, como em planos de academia de ginástica).

Para apreciadores assíduos de vinho, as confrarias valem a pena. A adega estará sempre abastecida pelos rótulos mais interessantes das distribuidoras, que hoje colocam os assinantes com os clientes número preferenciais no seu atendimento. O bebedores eventuais porém precisam ficar atentos na hora de escolher o pacote, para não encher o armário com mais garrafas do que de fato vai se consumir.

É verdade que vinhos, sobretudo os tintos, duram bastante sem alteração no paladar. Mas nas assinaturas de confiança, em que o cliente não sabe o que vai ser escolhido para a sua caixa do mês, uvas mais sensíveis ou estranhas ao paladar de quem não aprecia vinhos jovens perdem algumas qualidades na dispensa. Nesse caso, o melhor é começar com as assinaturas mais simples, de duas ou três garrafas por mês e os pacotes flexíveis, em que se pode trocar rótulos desconhecidos por opções familiares.

Algumas das maiores importadoras do produto no Brasil, hoje oferecem para seus associados seus melhores vinhos negociados diretamente com os produtores. Além da economia por garrafa, é a chance de acesso a pequenos produtores de rótulos interessantes que não chegam nos supermercados. As caixas são montadas a partir de escolhas de sommeliers e enólogos, normalmente acompanhadas de revistas, aulas e até degustações on-line, que ajudam a conhecer mais da bebida e suas possibilidades de harmonização com pratos. Sem ter de cruzar a porta de casa

Clubes de vinho que entregam mais que as garrafas

Wine

Maior empresa de e-commerce de vinho do país, a Wine acaba de comprar a importadora Cantu. Além do imenso e variado leque de rótulos, é a mais eficiente no atendimento, sempre rápido (com pessoas reais) e tem o aplicativo mais simples e intuitivo de usar.

Está com a assinatura de entrada (a mais recomendada para quem quer começar a vida de confrade) em promoção. Dois vinhos tintos por mês, na assinatura anual por R$ 69,68, os primeiros três meses do plano anual, com duas taças de presente na primeira entrega.

Nesse formato, o clube não exige fidelidade (não há multa para quem quiser cancelar ou mudar o plano durante o ano. Em junho, a Wine está dandoum par de taças padrão degustação para os novos assinantes.

Confraria Grand Cru

Uma das mais tradicionais do mercado, a Confraria Grand Cru permanece fiel aos seus fornecedores, vinícolas tradicionais, com rótulos testados, aprovados e recomendados nos restaurantes atendidos pelos sommeliers mais exigentes. Sem grandes surpresas, tem site e a atendimento lentos. Mas mantém loja on-line em que “confrades” podem pedir dicas, tirar dúvidas e comprar rótulos avulsos com descontos maiores que os dos clientes tradicionais.

A vantagem dos rótulos exclusivos aparece a partir de assinaturas anuais de vinhos mais caros A Confraria Grad Reserva tem descontos de 37% sobre os preços de prateleira. Entrega hoje, 3 garrafas por mês por  R$ 799,90, mensais. A marca avisa os associados quando realiza degustações e cursos.

Evino

A Evino oferece os maiores descontos entre as três, mas seu cardápio ainda é limitado. A assinatura de saída custa R$ 89, 85, para planos anuais. Entrega duas garrafas por mês, escolhidas pelos especialistas da casa.

Não é muito transparente sobre os descontos sobre os preços originais. Para saber os preços dos vinhos de prateleira é preciso entrar pela conta pessoal no Facebook ou do Google. O e-commerce é mais vantajoso para o cliente nos kits avulsos, que não dependem de assinatura e oferecem descontos em torno de 60% a partir de seis garrafas por mês. A marca acabou de lançar a loja on-line, com sommeliers apresentando aulas e degustações pelo Youtube.

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