close

COEs de commodities oferecem proteção para diversificar investimentos

Produtos do Safra trazem potencial de ganhos com exportadoras de minério de ferro, celulose, carne bovina, algodão e soja

Navio cargueiro atracado em porto com muitos contêineres, alusivo aos COEs de commodities

Ambiente inflacionário se traduziu em oportunidades para empresas que trabalham com commodities, tendo em vista a conjuntura favorável de preços | Foto: Getty Images

A disparada dos preços das commodities em 2022 tem estampado as manchetes dos jornais em todo o mundo, na medida em que o forte avanço da inflação se tornou um risco para algumas das principais economias.

Mas, nos mercados de ações, esse ambiente se traduziu em oportunidades para empresas que produzem essas mercadorias, tendo em vista a conjuntura favorável de preços.

Saiba mais

Nesse contexto, o Banco Safra preparou estratégias que combinam proteção contra a inflação e potencial de ganhos com o setor de commodities.

São diversos Certificados de Operações Estruturadas (COEs) que foram criados para que o investidor busque diversificar a sua exposição a cada mercado.

Os produtos envolvendo commodities são estruturados pela Tesouraria do Safra e têm a variação do IPCA (índice oficial da inflação) como rentabilidade mínima, mais a variação positiva da ação, desde que a barreira de máxima não seja atingida ao longo da vida do COE. Confira quais são a seguir.

Abra sua conta

COEs de commodities – opções para investir

Vale, gigante global

A Vale é uma das líderes mundiais na produção de minério de ferro. A maior parte da produção da Vale vem do sistema localizado no Pará, que fornece um minério com alto teor de ferro.

Essa característica garante prêmios de preço em relação aos concorrentes, e conta com uma perspectiva positiva, já que o minério de qualidade inferior, além de ser menos eficiente, provoca mais emissões de gases do efeito estufa.

Além do minério, a Vale ainda conta com uma divisão importante de metais básicos. Uma das apostas da empresa é o níquel, dado o ambiente de transição energética que beneficia a demanda para baterias de carros elétricos.

Nesse sentido, a companhia também encara de modo estratégico a sua produção de cobre, diante da perspectiva de expansão da infraestrutura elétrica ao redor do mundo, com o objetivo de atender a metas de descarbonização.

Os analistas da Safra Corretora têm uma visão positiva para a Vale: os papéis da empresa são responsáveis pela maior participação na carteira recomendada Safra Top 10 Ações.

Quem pretende investir nas ações da mineradora de maneira previsível passa a ter à disposição no Safra o COE Inflation Strategy ValeConfira mais informações aqui.

Minerva, líder em exportação de carne

A Minerva é líder na exportação de carne bovina na América do Sul. Os produtos são levados a aproximadamente 100 países, com maior volume para o continente asiático.

Em abril de 2022, as ações da Minerva passaram a fazer parte da cobertura da Safra Corretora, recebendo recomendação de compra, e preço-alvo de R$ 17 até o fim de 2022, o que atualmente representa um potencial de retorno de cerca de 30%.

A Minerva tem uma presença geográfica diversificada no território brasileiro, bem como na Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia, contando ainda com uma recente expansão para a Austrália. A empresa acessa assim praticamente todos os mercados de exportação relevantes e lucrativos.

Além do contexto operacional positivo, na agenda sustentabilidade, a Minerva tem conquistado importantes avanços, sendo uma referência entre empresas de proteína animal. Ela é hoje a única do seu segmento a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE).

Para saber como funciona o COE Inflation Strategy BEEF3, entre aqui.

Suzano, foco em sustentabilidade

A Suzano é uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, com capacidade total de 1,4 milhão de toneladas.

O principal ramo da empresa, no entanto, é o de celulose de fibra curta de eucalipto, com potencial de produção de cerca de 11 milhões de toneladas por ano.

Mais de 90% do volume de celulose de mercado, e cerca de 30% do volume de papéis vendidos, são exportados para dezenas de países.

As operações verticalmente integradas garantem a flexibilidade de ajustar a produção e as vendas de papel e celulose com base nas mudanças de condições de mercado.

E com a proximidade entre as áreas de plantio e unidades industriais, a companhia apresenta ainda um dos mais competitivos custos de produção do mundo.

Entre as medidas voltadas para a conservação do meio ambiente, a Suzano tem como objetivo remover 40 milhões de toneladas de carbono na atmosfera até 2025. As áreas de conservação e os plantios de eucalipto contribuem diretamente para esse processo.

Além disso, as instalações da Suzano são eficientes no consumo de energia, e a empresa gera atualmente cerca de 90 megawatts de energia elétrica excedente por ano. A companhia pretende aumentar em 50% a exportação de energia renovável até 2030.

Conheça aqui as regras do COE Inflation Strategy SUZB3.

SLC, destaque do agro

A SLC Agrícola é uma das principais exportadoras de algodão, soja e milho do Brasil. Atua com uma localização diversificada de suas propriedades no país, o que minimiza, por exemplo, riscos climáticos e a incidência de pragas e doenças.

Desse modo, mesmo com secas e geadas de 2021, a empresa seguiu registrando níveis de produtividade acima da média brasileira.

O investidor que deseja buscar retornos com a SLC Agrícola, negociada na B3 pelo código SLCE3, sem arriscar perdas ante eventuais oscilações negativas, pode contar com o COE Inflation Strategy SLCEVeja mais informações aqui.

Petrobras, maior petroleira do País

A Petrobras é uma das maiores produtoras de petróleo (uma das commodities com preços mais altos no mundo no momento) e gás do mundo, líder e pioneira em águas profundas.

Seus resultados têm sido impulsionados pelos preços do petróleo, puxados por uma oferta que não consegue acompanhar a demanda pós-pandemia. 

Conheça aqui o COE Inflation Strategy PETR4.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra