close

Com vacinas, emprego supera expectativas nos Estados Unidos

Em ritmo acelerado graças à prioridade para as vacinas, mercado de trabalho dos Estados Unidos abriu quase 1 milhão de vagas em julho

Estados Unidos

O número de pessoas desempregadas no país recuou a 8,7 milhões, consideravelmente mais baixo do que no fim da recessão de 2020 | Getty Images

A economia dos Estados Unidos gerou 943 mil vagas em julho, informou o Departamento do Trabalho. A melhora do emprego, resultado da prioridade para as vacinas, derrubou a taxa de desemprego – o índice recuou de 5,9% no mês anterior a 5,4% em julho, ante previsão de 5,7%.

O número de pessoas desempregadas no país recuou a 8,7 milhões, “consideravelmente” mais baixo do que no fim da recessão de fevereiro-abril de 2020, diz o Departamento do Trabalho em seu relatório.

Por outro lado, o quadro segue bem acima dos níveis anteriores à pandemia da covid-19, ou 5,7 milhões de pessoas ante fevereiro de 2020, diz a nota.

Vacinas garantem crescimento do emprego

Os bons resultados do emprego nos Estados Unidos refletem a prioridade dada às vacinas desde o início da gestão de Joe Biden. O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu à taxa anualizada de 6,5% no segundo trimestre de 2021, de acordo com a primeira leitura do indicador, divulgada pelo Departamento do Comércio do país no fim de junho.

A taxa de participação da força do trabalho teve “pouca mudança” e ficou em 61,7% em julho, ainda oscilando na faixa entre 61,4% e 61,7% desde junho de 2020, destaca o texto.

O relatório também aponta revisões para cima na geração de vagas em meses anteriores. Em maio, ela foi de 583 mil a 614 mil vagas geradas e, em junho, de 850 mil a 938 mil. O salário médio por hora teve alta de 0,36% em julho ante junho, ante previsão de avanço de 0,30% dos analistas. Na comparação anual, o salário subiu 3,98% no mês passado, ante previsão de 3,80%.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou os resultados do mercado de trabalho e destacou que o plano econômico funciona, mas alertou para os riscos representados pela variante delta de coronavírus e voltou a defender a vacinação como pré-requisito para a continuidade da recuperação da economia.

O chefe da Casa Branca destacou o pacote fiscal aprovado em março, que previa o envio de cheques emergenciais às famílias, e agradeceu aos senadores democratas e republicanos que elaboraram o texto do pacote de infraestrutura que tramita agora no Senado.

“Minha mensagem de hoje não é de celebração, é para nos lembrar que temos muito trabalho árduo a ser feito”, ponderou Biden no pronunciamento.

Segundo o democrata, o país pode “derrotar” a variante delta, que é mais contagiosa que as anteriores, mas disse que isso depende do avanço da imunização. Por isso, ele exortou os americanos que ainda não se vacinaram a buscar uma dose. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra