close

Com vacinas, EUA abrem 531 mil vagas em outubro e desemprego cai a 4,6%

Crescimento do número de vagas acima do previsto em outubro vem junto com revisão para cima dos dados do dos dois meses anteriores

EUA

A taxa de participação da força de trabalho foi de 62,2%, estável em relação ao mês anterior | Foto: Getty Images

A economia dos Estados Unidos criou 531 mil vagas de trabalho em outubro, segundo dados publicados nesta sexta-feira pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado veio acima do esperado pelos analistas. Com o resultado, a taxa de desemprego dos EUA recuou de 4,8% em setembro para 4,6% em outubro, ficando abaixo das expectativas do mercado, de 4,7%. No Brasil, a taxa de desemprego medida pelo IBGE está em 13,2%.

A melhora do emprego nos EUA é resultado da prioridade dada pelo governo Joe Biden às vacinas, desde que tomou posse.

O Departamento do Trabalho revisou para cima os números de geração de postos de trabalho de setembro, de 194 mil para 312 mil, e também de agosto, de 366 mil para 483 mil.

Em outubro, o salário médio por hora aumentou 0,40% em relação a setembro, ou US$ 0,11, a US$ 30,96, em linha com o consenso de analistas. Na comparação anual, houve acréscimo salarial de 4,9% no último mês, também como se previa.

Com aumento na oferta de vagas de emprego, EUA iniciam redução de estímulos da pandemia

Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos EUA, anunciou que irá iniciar a redução do volume de compra de ativos, conhecido como tapering, ainda neste mês de novembro.

Este é o primeiro passo do banco central americano para a redução do estímulo econômico imposto como resposta à pandemia da covid-19.

A decisão foi informada na última quarta-feira, 3, após reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). O intervalo da taxa de juros entre 0% e 0,25% ao ano foi mantido.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra