close

Começa a campanha de vacinação contra a gripe

80 milhões de brasileiros devem tomar a vacina contra o vírus influenza, da gripe comum. Tire duas dúvidas sobre a vacinação

vacina da gripe

A vacina vale para todos a partir dos seis meses de idade, se não houver contraindicações médicas | Foto: Getty Images

Começa nesta segunda-feira, 12, a campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza, que causa gripe, pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Na rede privada, a vacina já está disponível desde o fim de março em grande parte das clínicas de vacinação, de acordo com a Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC).

A vacina vale para todos a partir dos seis meses de vida, se não houver contraindicações médicas.

Já o cronograma do Sistema Único de Saúde (SUS) tem três etapas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 79,7 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários até 9 de julho.

Quem pode tomar a vacina da gripe?

  • Crianças entre seis meses a seis anos, gestantes, mulheres no resguardo do pós-parto (puérperas), população indígena e trabalhadores da saúde serão os primeiros a serem vacinados.
  • A partir do dia 11 de maio, será a vez dos idosos acima de 60 e professores.
  • Em 9 de junho, a vacina será aplicada em pessoas com comorbidades e deficiência, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, população privada de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas.

Por que devo ser vacinado contra a gripe?

No momento em que o sistema de saúde sofre pressão pela alta demanda de casos de covid e síndrome aguda respiratória, a vacinação contra a gripe é recomendada por especialistas para evitar o aumento no número de hospitalizações.

Ao tomar a vacina, você evita complicações de uma gripe e a chance de idas e vindas a hospitais, em um momento que o sistema de saúde está sobrecarregado e a força de trabalho, saturada.

Onde posso tomar a vacina da gripe?

Mais de 4 mil postos de vacinação fixos e volantes do SUS no Estado de São Paulo estarão preparados para aplicar as doses contra a gripe nos grupos prioritários e conduzir, simultaneamente, a campanha contra a covid-9. Verifique com as autoridades do seu Estado os locais de vacinação.

Na capital paulista, 468 escolas e unidades de educação estarão abertas exclusivamente para a aplicação da vacina contra a influenza, com a devida sinalização. Paralelamente, os grupos prioritários também poderão atualizar a caderneta de vacinação para a poliomielite, sarampo, febre amarela, rotavírus e a imunização pentavalente (tétano, difteria, hepatite b, coqueluche e meningite). Veja os postos que oferecem o atendimento na capital paulista.

É seguro ir vacinar no meio da pandemia?

É importante salientar que a vacinação contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da usada para a imunização contra o coronavírus. As regras de distanciamento e higienização devem ser respeitadas.

Posso tomar a vacina da gripe e a da covid?

A vacinação contra a covid deve ser priorizada. Quem tomou o imunizante contra o coronavírus deve esperar pelo menos 14 dias para receber a dose contra o influenza.

Posso tomar vacina se estiver com covid?

Pessoas que estão com covid ou que contraíram a doença há menos de 28 dias devem adiar a vacinação contra a influenza.

As equipes de saúde estão orientadas a fazer uma triagem para identificar paciente com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar. Quem apresentar apenas tosse ou coriza poderá ser vacinado, com a orientação de procurar um serviço de saúde. O imunizante não deverá ser aplicado em pessoas com febre ou quadro geral de mal-estar.

Há contraindicação para a vacina da gripe?

A vacina da gripe não deve ser aplicada em quem já apresentou algum episódio de hipersensibilidade grave a algum dos componentes da vacina ou a uma dose anterior. Pessoas que com risco de reações anafiláticas não devem receber doses posteriores.

Quantas pessoas serão vacinadas?

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 79,7 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários até 9 de julho. No setor privado, a expectativa da Abcvac é que as clínicas imunizem cerca de 10% da meta estabelecida pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) – cerca de 8 milhões de pessoas.

Vacinas da rede pública e privada são iguais?

As vacinas oferecidas pela rede privada são tetravalentes, ou seja, protegem contra quatro subtipos do vírus influenza: dois subtipos A e dois subtipos B. Já o imunizante contra a gripe oferecido pelo Ministério da Saúde, é trivalente, produzida pelo Instituto Butantan.

A vacina da gripe é aplicada em diferentes doses?

Não. A vacina da gripe deve ser aplicada uma vez ao ano, já que o vírus influenza sofre constantes mutações, e apenas em uma dose. (Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra