Comércio eletrônico cresceu 75% em 2020
Expansão foi puxada por setores como artigos de hobby e livrarias, com crescimento de 110%, e o de drogaria, com 88,7%
18/02/2021As vendas do comércio eletrônico brasileiro cresceram 75% no período de janeiro a dezembro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019.
Os dados são do Mastercard SpendingPulse, índice que rastreia as vendas gerais de varejo em todos os tipos de pagamentos.
O número está em linha com o apresentado pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust Movimento Compre & Confie, no início de fevereiro.
Os setores que mais se destacaram no comparativo ano a ano, foram: hobby e livrarias, com um crescimento de 110%, e o de drogaria, com 88,7%.
Comprar sem sair de casa
O presidente da Mastercard no Brasil e ConeSul, João Pedro Paro Neto, atribui o crescimento do comércio eletrônico ao período de distanciamento social orientado durante a pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, a necessidade do consumidor comprar sem sair de casa.
“À medida que a realidade da pandemia e as novas preocupações com higiene entraram na vida do consumidor, as compras online se tornaram um modo de vida para quase tudo.”
Também de acordo com a Mastercard, o varejo físico registrou expansão de 0,2% no mesmo período, alta modesta, mas considerada positiva por apontar crescimento para setor. (AE)