close

Comércio internacional do G-20 bate recorde, diz OCDE

Grupo das grandes economias registrou crescimento, tanto em importações (8,1%) quanto em exportações (8%), no 1º trimestre

Imagem do porto do Rio de Janeiro, por onde passa o comércio do Brasil, membro do G-20

Com exceção do Reino Unido, todas as economias do G-20 tiveram crescimento do comércio entre janeiro e março deste ano | Foto: Getty Images

O comércio internacional do G-20 – grupo que reúne grandes economias do mundo, incluindo o Brasil – atingiu níveis recordes no primeiro trimestre de 2021.

A informação foi divulgada nesta terça-feira, 25, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esta última é

Segundo a entidade, as exportações e as importações cresceram 8% e 8,1%, respectivamente, no período, comparado com os três meses anteriores.

A OCDE destaca que, com exceção do Reino Unido, todas as economias do G-20 tiveram crescimento do comércio entre janeiro e março.

Os países-membros do grupo foram ajudados principalmente pelo enfraquecimento do dólar e pela recuperação dos preços de commodities.

Ainda de acordo com a entidade, os preços de agricultura e óleos vegetais aumentaram 10% na mesma base comparativa, com os preços de metais perto de níveis de 2011.

A OCDE destaca que Argentina, Austrália, Brasil e África do Sul foram alguns dos principais beneficiários desse movimento. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra