Commodities puxam alta do Ibovespa na semana
Com a alta de 3,9% no barril do petróleo, as ações da Petrobras subiram perto de 8% no período e sustentaram o bom desempenho da Bolsa
02/12/2022Em uma semana de divulgação de dados econômicos no Brasil e nos Estados Unidos, o Ibovespa acumulou alta de 2,70%, aos 111.923 pontos. E as commodities, mais uma vez, foram os destaques do período.
Com a alta de 3,9% no preço do barril do petróleo tipo Brent nesta semana, as ações da Petrobras subiram 8,59% (PETR4) e 7,78% (PETR3) e sustentaram o bom desempenho da Bolsa brasileira no período. O contrato futuro para entrega em fevereiro foi negociado a US$ 87,61 por barril.
Saiba mais
- Cenário é favorável para a economia brasileira em 2023
- Como lucrar com as ações do McDonald’s sem correr riscos
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O minério de ferro também impulsionou as mineradoras com alta de 5,5%. Com isso, Vale avançou 7,29% e Bradespar, que tem participação relevante na mineradora, disparou 8,77%.
Ações de empresas ligadas à economia doméstica completaram o ranking dos melhores desempenhos da semana. Locaweb subiu 21,88% e Qualicorp, 13,91%. “A alta destes papéis ocorreu em função de ajuste técnico”, disse Cauê Pinheiro, estrategista do Banco Safra.
No lado negativo, os frigoríficos foram os um dos papéis que mais perderam nesta semana. Segundo Pinheiro, essas empresas tiveram um desempenho ruim nesta semana em razão da perspectiva pior para os preços da carne no mundo, com o maior nível de abate na China.
“Adicionalmente a isso a estimativa para as exportações está pior e isso afeta os papéis dos frigoríficos”, disse Pinheiro.
Com isso, Marfrig recuou 15,90% e BRF perdeu 15,31% na semana.
Além dos frigoríficos, as varejistas também apresentaram baixas na semana em razão da performance ruim nas vendas na Black Friday. Americanas perdeu 11,69% e Magalu 5,26%.