Como aproveitar a reabertura sem colocar a segurança em risco
O fim de restrições em bares e restaurantes exige escolhas responsáveis, mesmo entre os vacinados, alertam os médicos
18/08/2021São Paulo flexibilizou esta semana os horários de funcionamento e a capacidade de público de quase todo o comércio, serviços e atividades culturais. A reabertura foi possível graças ao avanço da imunização e a redução de internações no estado.
Especialistas alertam, porém, que a pandemia não está sob controle em nenhuma região do País. Eles dão orientações de como se proteger do vírus e evitar seu espalhamento na reabertura.
Reabertura de bares e restaurantes
Prefira os locais abertos. Muitos bares e restaurantes oferecem essa opção. A dica é reservar antes mesas nesses espaços mais arejados.
“Chega a ser mais seguro se manter em local aberto sem máscara, do que usar a proteção por muito tempo em local fechado. Isso porque a alta concentração viral é causa importante de contágio”, diz o médico Fábio Arimura, coordenador da Sociedade Paulista de Pneumologia.
“Em locais de consumo de alimentos e bebidas é inevitável tirar a proteção em algum momento. Se houver alguma pessoa no local com o vírus, ainda que assintomática, o ambiente pode se tornar contagioso pela falta de circulação de ar”, explica.
Na falta de áreas abertas, escolha mesas próximas a janelas. Se o estabelecimento estiver lotado, o melhor é optar pela modalidade “ready to go” e levar a refeição para ser feita em casa.
Mesmo os restaurantes que não aceitam reservas podem ser consultados sobre a lotação por telefone.
Cuidados nos deslocamentos
Tudo o que for possível, faça a pé. Além de evitar o contanto com outras pessoas dentro do carro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o exercício como forma de fortalecer o sistema imunológico, o que ajuda o corpo a se defender do contágio por covid-19.
Viagens de aplicativo devem ser feitas com janelas abertas. Não aceite corrida de motoristas sem máscaras. Mesmo as pessoas com o ciclo completo da imunização podem contrair e contaminar outros com o vírus da covid-19.
A Sociedade Brasileira de Imunizações informa que a vacina Coronavac tem 50,4% de eficácia geral (ciclo completo). Isso significa que as pessoas que receberam a vacina têm 50,4% menos chance de desenvolver a covid-19. Os percentuais são de 70% para a AstraZeneca e de 95% para a vacina da Pfizer.
A Janssen, vacina de dose única, apresentou os seguintes resultados de eficácia: até 72% nos EUA, até 68% no Brasil e até 64% na África do Sul, 28 dias após a aplicação de uma única dose.
Ou seja, não existe vacina que proteja por completo o organismo contra o novo coronavírus, que continua circulando no planeta.
Cuidados em eventos culturais
Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado agora podem receber 100% da capacidade de público. O mais correto para essas atividades é descobrir os horários de menor frequência, pois aglomerações são situações de alto risco de contágio.
Ande sempre com máscara de reserva. As máscaras em geral têm a proteção reduzida com o tempo de uso, por causa da umidade natural causada pela respiração.
Leia também
- Máscaras: quais são seguras e como usar
- Variante delta traz de volta uso de máscaras nos EUA
Compras
Escolha o produto antes de sair de casa. Com as restrições às atividades comerciais, a maior parte das lojas passou a oferecer todo seu catálogo on-line e muitas adotaram o sistema drive-thru. Permanecer muito tempo em local fechado com outras pessoas aumenta o risco de contaminação.
Se for necessário usar provadores, a atenção à higiene das mãos e a proteção das vias respiratórias devem ser redobradas. Procure conhecer e evitar os horários de pico do ponto comercial. Sempre que possível, prefira o e-commerce.
Setores que podem funcionar sem restrição de horário ou capacidade em São Paulo
- Bares
- Restaurantes
- Casamentos
- Escolas e faculdades
- Comércio de rua e shoppings
- Salões de beleza e barbearias
- Academias
- Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado
- Serviços essenciais
O que continua proibido
- Shows de médio e grande porte
- Festas em casas noturnas ou com pistas de dança
- Eventos esportivos com plateia