Como economizar energia com a bandeira vermelha 2
Taxa da bandeira vermelha 2, que passou a vigorar em junho, aumenta no mês de julho. Veja as orientações para economizar
30/05/2021Desde o início junho, o brasileiro está pagando mais caro na conta de luz e, por consequência, tendo a necessidade de economizar mais energia.
E a partir de julho, começará a ser cobrada uma taxa adicional nas contas de luz de R$ 9,49 a cada 100 quilowatts-hora (kWh).
O valor, que antes era de R$ 6,24, vem na esteira de um reajuste de 52% na bandeira vermelha patamar 2 (entenda o sistema de bandeiras tarifárias aqui), aprovada em 29 de junho pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Adicionalmente, a taxa adicional poderá ser ainda maior em agosto e nos próximos meses, uma vez que a Aneel irá rever os parâmetros para cálculo da bandeira.
Além do bolso, a população deve economizar energia para afastar qualquer hipótese de racionamento.
Crise hídrica
As mudanças de patamares nas bandeiras foi motivada pelo baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Nesse sentido, os sistemas são responsáveis por mais da metade da produção nacional. Isso força a utilização das usinas térmicas, encarecendo o custo de produção.
Além do aumento de custo de produção, o uso das usinas termoelétricas impacta negativamente o meio ambiente. A geração de energia em termoelétricas implica, sempre, em combustão.
Como economizar energia elétrica em casa
O grande vilão do inverno é o chuveiro elétrico. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) calcula que um banho quente com uma hora de duração consume de 4,5 a 6 kWh (quilowatts-hora) o que equivale a aproximadamente 157,5 KWh no mês.
Por essa razão, quem não tem a opção de chuveiro a gás, deve:
- Escolher equipamentos identificados com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Os produtos que apresentam notas A, ou B possuem uma maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia que as que indicam notas D ou E
- Reduzir o tempo dos banhos
- Optar por banhos mornos e não quentes (a opção “verão” usa cerca de 30% a menos de energia que a “inverno”)
- Se a opção for aquecedor central, escolher um boiler com capacidade adequada às suas necessidades; prefira modelos que disponham de tanque com melhor isolamento e controle de temperatura
- Regular o aquecedor periodicamente
- Fechar a água para lavar os cabelos, se ensaboar, fazer a barba
- Deixar para escovar os dentes na pia, com água fria
Mais orientações para economizar energia
- Verificar se a geladeira está regulada na temperatura necessária e mantê-la sempre fechada
- Não guardar alimentos quentes no refrigerador
- Checar periodicamente a vedação das portas e a ventilação na parte de trás do eletrodoméstico, que deve ser instalado o mais distante possível do fogão
- Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LEDs
- Aproveitar o máximo da iluminação natural do dia, em vez de acender lâmpadas antes do anoitecer
- Usar o ar-condicionado apenas o necessário para regular o conforto térmico, certificando-se de que janelas e portas estão fechadas
- Usar ferro elétrico uma vez só na semana. Enquanto o equipamento aquece, passar as roupas mais finas. Depois de desligado, é possível aproveitar o calor restante nas peças de tecido mais frágil
Situação foi prevista pelo Safra
A situação de baixa nos reservatórios e possibilidade da conta de luz ficar mais cara foi prevista em análise do Banco Safra.
Além disso, o Safra também projeta que a energia elétrica será a maior responsável pela possível pressão sobre a inflação.
No início de maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha 1.
Fontes: Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Instituto de Defesa do Consumidor (Idec)