Como analisar uma empresa antes de investir nas suas ações
O primeiro passo na análise é olhar para o setor em que a empresa atua e os seus resultados, mas uma alternativa é optar pela carteira recomendada Top 10 Ações, do Safra
15/04/2025
O primeiro passo na análise é olhar para o setor em que a empresa atua: potencial de crescimento do setor pode elevar as chances de bons resultados | Foto: Getty Images
Na hora de escolher uma ação para investir da Bolsa de Valores, existem diversos critérios que podem aumentar as chances de bons resultados. Nenhum deles certamente poderá garantir satisfação completa, uma vez que estamos falando de um investimento de renda variável, ou seja, que flutua conforme as condições da economia. Mas, a análise criteriosa de um conjunto de fatores, é o primeiro passo para a melhor escolha.
O primeiro passo na análise é olhar para o setor em que a empresa atua. O potencial de crescimento do setor pode elevar as chances de bons resultados.
Aspectos financeiros como o potencial de crescimento, as barreiras de entrada e a qualidade do crescimento recente podem ajudar. Além disso, convém avaliar se as entregas da empresa estão coerentes com a história e narrativa observada.
Saiba mais
- Safra é o melhor banco em fundos de ações, segundo a FGV
- As melhores opções de investimento para cada perfil no atual cenário
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O investidor interessado em fazer a própria análise da companhia deve se atentar a três documentos importantes: balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício (DRE) e o fluxo de caixa.
Os três aspectos podem ser encontrados nas páginas de relações com investidores das companhias abertas. O balanço mostra o endividamento, indicando qual a parcela vence no curto e longo prazo.
As empresas precisam ter uma dívida equilibrada, e gerar caixa suficiente para pagar essa dívida. Para saber o quanto a empresa gera de receitas, e o quanto gasta com despesas, o documento a analisar é a DRE, a demonstração de resultados no exercício.
Uma maneira de verificar se a ação de uma empresa vale mesmo o investimento é observar o preço justo da ação e comprar com o preço de mercado.
Uma opção para contornar o tempo de analisar uma empresa exaustivamente e ainda correr o risco de ter interpretado errado pode ser o investimento via fundos ou ETFs. Os ETFs, ou Fundos de Índice, são veículos de investimento que permitem aos investidores comprarem e venderem ações de forma semelhante a um estoque, mas com uma diferença: eles representam a propriedade de um portfólio diversificado de ativos subjacentes, como ações, títulos, commodities ou até mesmo moedas. Eles são negociados em bolsa de valores, como ações, e podem ser comprados e vendidos a qualquer momento durante o pregão.
Especialistas selecionam carteira automática Top 10 ações
Outra opção para escolher as melhores ações na hora de investir é delegar a escolha a especialistas. Você pode investir, por exemplo, na Carteira Safra Top 10 de Ações. Trata-se de uma carteira recomendada por especialistas do Banco Safra.
A Carteira Top 10 Ações tem execução automática, ou seja, o investidor faz a aplicação inicial e o rebalanceamento mensal fica por conta dos especialistas da Safra Corretora, a melhor do Brasil para quem investe em ações, segundo o ranking da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 2025, o Safra foi eleito o melhor banco para quem investe em fundos de ações, segundo a FGV.

