Como escolher um fundo de investimento
Histórico de rentabilidade de um fundo é importante, mas não é o único item. Veja o guia do Banco Safra para acertar na escolha
04/03/2021Escolher um fundo de investimento é uma boa opção para novos investidores ou para quem tem pouco tempo para fazer análise de ativos.
Ao optar por investir em um fundo de investimento, a decisão dos aportes estará nas mãos de uma equipe especializada.
Entretanto, muitas pessoas têm dificuldades na hora de escolher um fundo de investimento, apoiando a decisão em apenas um quesito: o histórico de rentabilidade.
Por isso, o Banco Safra divulgou um guia para ajudar os investidores a tomar a melhor decisão e aportar em um fundo de qualidade.
Atributos para escolher um fundo de investimento
O histórico de rentabilidade ajuda a compreender a perfomance passada e a situação de um fundo.
Porém, este item não deve ser o único a ser observado ao escolher um fundo de investimento.
O Safra elenca três pontos que a pessoa deve observar no momento de análise: a estratégia do fundo, janelas móveis de rentabilidade e o drawdown.
Todos os fundos têm uma estratégia central que direciona as decisões dos gestores. Essa estratégia pode ser de se investir em proteger os investidores da inflação, aportar em crédito privado e evitar volatilidade ou ainda investir em ações internacionais.
Já as janelas móveis consistem em análises do desempenho do fundo em diferentes momentos do tempo, evitando que a pessoa se prenda a um único período e faça uma verificação ineficiente.
Por fim, o drawdown é uma técnica que mostra ao investidor o tamanho dos tombos que o fundo já levou ao longo de sua existência. Isso dimensiona o risco para a pessoa e ajuda a decidir se ela está disposta a assumi-lo.
O guia completo para escolher um fundo de investimento do Banco Safra está disponível para leitura por este link.