close

Como investir para aproveitar a alta nos preços das commodities

Aumento dos preços de minério de ferro e produtos agrícolas pode beneficiar empresas como Vale e SLC. Veja recomendações do Safra

Close de mãos segurando celular com tela de gráficos de mercado e laptop aberto, alusivo ao investimento em commodities

Sugestões de investimento envolvem ações de companhias sólidas com certificado de operações estruturadas | Foto: Getty Images

A disparada de preço das commodities no primeiro trimestre de 2022 tem acentuado a cautela com a inflação ao redor do mundo.

No entanto, esse movimento aumentou a procura por investimentos em empresas que produzem essas mercadorias, o que vem beneficiando a Bolsa brasileira, que traz companhias de destaque em setores como petróleo, mineração e agropecuária.

Mais sobre commodities

Nesse contexto, o Banco Safra divulgou um relatório duas com oportunidades que combinam proteção contra a inflação e potencial de ganhos com o ambiente favorável para as commodities.

As sugestões envolvem ações de companhias sólidas com operações estruturadas (saiba tudo sobre COEs).

SLC, destaque entre commodites do agro

O primeiro destaque das sugestões é a SLC Agrícola é uma das principais exportadoras de commodities como algodão, soja e milho do Brasil.

A empresa controlada pela família Logemann foi uma das primeiras do setor a abrir capital em Bolsa, tornando-se referência no país.

Há mais de 30 anos, expandiu suas atividades da região Sul para o Centro-Oeste, atuando hoje com uma localização diversificada de suas propriedades, o que minimiza, por exemplo, riscos climáticos e a incidência de pragas e doenças.

Desse modo, mesmo com secas e geadas de 2021, a empresa seguiu registrando níveis de produtividade acima da média brasileira.

Abra sua conta

Na safra 2020/2021, a produção da SLC totalizou cerca de 460 mil hectares plantados. Já a estimativa para a safra 2021/2022 é de mais de 670 mil hectares, impulsionada pela incorporação da companhia Terra Santa.

Conforme o Safra, as ações da SLC têm se valorizado nesse contexto, já que a perspectiva de crescimento da produção está aliada a um cenário favorável de preços, pressionados recentemente pelos conflitos entre Ucrânia e Rússia, dois produtores importantes de produtos agrícolas.

Sendo assim, o banco oferece ao investidor que deseja buscar retornos com a SLC Agrícola, negociada na B3 pelo código SLCE3, sem arriscar perdas ante eventuais oscilações negativas, o COE Inflation Strategy SLCE (todos os detalhes aqui).

O produto é estruturado pela Tesouraria do Safra e tem a variação do IPCA como rentabilidade mínima, mais a variação positiva de SLCE3, desde que a barreira de máxima não seja atingida ao longo da vida do COE.

 SLC Agrícola é uma das principais exportadoras de algodão, soja e milho do Brasil | Foto: Getty Images
SLC Agrícola é uma das principais exportadoras de algodão, soja e milho do Brasil | Foto: Getty Images

Vale, gigante global

A Vale (VALE3) é uma das líderes mundiais na produção de minério de ferro, e atualmente é a maior empresa brasileira na Bolsa, com cerca de R$ 450 bilhões em valor de mercado.

Apenas em 2021, a empresa registrou um lucro líquido de cerca de R$ 120 bilhões, graças ao aumento da sua produção, somado ao nível favorável de preços, que levou a uma forte geração de caixa.

A maior parte da produção da Vale vem do sistema localizado no Pará, que fornece um minério com alto teor de ferro, uma característica que garante prêmios de preço em relação aos concorrentes, e que conta com uma perspectiva positiva.

Isso porque o minério de qualidade inferior, além de ser menos eficiente, provoca mais emissões de gases do efeito estufa. Outra característica desse sistema é o baixo custo de produção, que compensa a longa distância até os portos da Ásia.

De acordo com o Safra, além do minério, a Vale ainda conta com uma divisão importante de metais básicos. Uma das apostas da empresa é o níquel, dado o ambiente de transição energética que beneficia a demanda para baterias de carros elétricos.

Nesse sentido, a companhia também encara de modo estratégico a sua produção de cobre, diante da perspectiva de expansão da infraestrutura elétrica ao redor do mundo, com o objetivo de atender a metas de descarbonização.

A empresa foi fundada em 1942 pelo governo brasileiro, com o objetivo de explorar minério no interior de Minas Gerais, escoando a produção pelo porto de Vitória.

Após ampliar suas operações, quatro décadas depois, para o norte, na região de Carajás, a companhia foi privatizada em 1997. Hoje em dia, atua em dezenas de países.

Quem pretende investir nas ações da mineradora de maneira previsível passa a ter à disposição no Safra o COE Inflation Strategy Vale, que traz regras de rentabilidade semelhantes às do COE de SLC.

Os analistas da Safra Corretora têm uma visão positiva para a Vale. Os papéis da empresa inclusive são responsáveis pela maior participação na carteira recomendada Safra Top 10 Ações (veja a composição da carteira).

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra