close

Saiba como investir em renda variável

Mercado oferece diferentes alternativas para quem deseja alternativas de ganhos em tempos de juros baixos

Homem faz contas em computador

Obter rentabilidade e segurança requer planejamento/ Foto: Getty Images

Os investimentos em renda variável tornaram-se mais atraentes com a queda dos juros. Mas, diferentemente da renda fixa, os ganhos são incertos e podem variar também negativamente.

 Na Bolsa de valores, por exemplo, após a valorização de 31% em 2019, os investidores foram surpreendidos com duras perdas após a pandemia da Covid-19.

Um mês após a máxima histórica de 120 mil pontos, o principal índice de ações do país iniciou uma sequência de tombos que o levou para perto dos 60 mil pontos em março.

Após atingir o fundo do poço, o Ibovespa deu início a uma das retomadas mais rápidas da sua série, recuperando a maior parte dos prejuízos daqueles investidores que não venderam suas ações no momento mais agudo da crise. Em novembro, a alta do Ibovespa ficou próxima de 16%.

Como investir em renda variável?

É por ter potencial para ganhos dessa magnitude que a renda variável deve estar presente no portfólio de investidores de todos os perfis.

Para dar ideia da diferença, a Selic no nível atual demoraria sete anos e meio para alcançar o resultado nominal obtido pelo Ibovespa apenas em novembro.

Já uma NTN-B (título público atrelado à inflação) de vencimento mais curto precisaria ser carregada por cinco anos para acumular um retorno real nesse nível.

Mas vale destacar que comprar ações na Bolsa não é o único caminho para elevar o potencial de retorno dos investimentos.

Existem alternativas como os fundos multimercados, fundos imobiliários e outras alternativas que podem garantir ganhos com diferentes níveis de risco.

Confira mais informações na área de conteúdo do portal do Banco Safra.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra