close

Perfil de investidor: como saber qual é o seu para começar a investir

Formulários de adequação oferecidos por instituições financeiras ajudam a definir tolerância a riscos e familiaridade com investimentos. Conheça os perfis

Mulher de camisa xadrez vermelha e óculos preto, com a mão no queixo, estudando na frente de laptop, estudando pra saber qual o perfil de investidor

Ter o dinheiro investido de uma forma coerente com o perfil de investidor, com os riscos que a pessoa tolera, é fundamental para ter segurança e não se abalar | Foto: Getty Images

Uma etapa fundamental para quem quer começar a investir é descobrir o perfil de investidor. É um teste rápido, que busca definir, por exemplo, qual a tolerância a riscos e familiaridade com investimentos. O perfil pode variar, por exemplo, de acordo com os seus objetivos e prazos para alcançá-los.

Como boa prática, instituições financeiras sérias solicitam que o cliente preencha o formulário de suitability (adequação, do inglês), o que ajuda na identificação do perfil do interessado em começar a investir.

Saiba mais

Conhecer o perfil de investidor é essencial para identificar a melhor estratégia para os investimentos. Em momentos de crise, ter o dinheiro investido de uma forma coerente com os riscos que a pessoa tolera é fundamental para ter segurança e não se abalar.

Mas não só em cenários de cautela ou incerteza econômica é preciso se conhecer. Esse teste também auxilia na adequação da estratégia de investimentos aos objetivos, para que o investidor encontre o caminho mais rentável e eficiente até conquistar o que deseja.

Perfil de investidor: quais são?

No Banco Safra, por exemplo, são considerados quatro perfis de investidores: ultraconservador, conservador, moderado e dinâmico.

Todo mês, é divulgado aos investidores a recomendação de alocação dos especialistas da instituição para cada um deles, adequada às oportunidades do cenário econômico. Entenda abaixo como são os diferentes perfis.

  • Ultraconservador
    Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Nesse caso, a maior parte dos recursos é alocada em renda fixa, embora possa haver espaço para fundos multimercados ou imobiliários.

  • Conservador
    Investidores conservadores demonstram baixa tolerância às oscilações, mas não quer dizer que não as aceitem. Aqui, a maior parte da alocação também costuma ser em renda fixa, mas também há espaço para fundos multimercados, imobiliários e uma parcela de renda variável.

  • Moderado
    Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios diante do maior potencial de retorno, mas sempre com controle de risco. Por isso, a parcela de renda fixa deixa de ser a maior, enquanto há mais espaço para fundos multimercados e imobiliários e renda variável.

  • Dinâmico
    Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos com foco no maior potencial de retorno, mas também sempre com controle de riscos. Para esse investidor, há ainda mais espaço para renda variável e fundos multimercados, além de fundos imobiliários.

Abra sua conta

Como descobrir meu perfil de investidor?

Fazer o teste no Safra é simples. Para preencher, basta acessar a conta digital de investimentos pelo aplicativo. É só usar o menu inferior para encontrar a área de Investimentos.

Nesta seção, o próximo passo é buscar pelo "suitability" e responder a algumas perguntas de múltipla escolha.

As perguntas são simples e buscam identificar, por exemplo, em quanto tempo o investidor quer resgatar seus recursos e qual a familiaridade com o mercado financeiro. 

Finalizado o teste, o investidor começa a receber a recomendações de alocação do banco, de forma que consiga maximizar os rendimentos respeitando o perfil.

Também é possível falar diretamente com a assessoria de investimentos. Com o conhecimento do perfil, ela pode fazer recomendações mais certeiras e personalizadas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra