Veja como usar máscaras N95/PFF2 corretamente
Considerados referência em proteção entre as máscaras, os modelos protegem contra aerossóis que disseminam o coronavírus
11/03/2021Considerado uma referência em proteção entre as máscaras, o modelo N95 – referenciado no Brasil como PFF2 (Peça Semifacial Filtrante) – tem ganhado projeção no uso por meio das internet.
Páginas como a “Qual Máscara?”, no Instagram e Twitter, e o site “PFF para Todos” tem ajudado na propagação de informações sobre a importância e eficácia das máscaras N95/PFF2 na prevenção da covid-19.
Tamanha é a importância das máscaras para a proteção ao coronavírus que o criador das mesmas foi homenageado pela ferramenta de buscas do Google.
Encontradas a preços que partem de R$ 2 essas máscaras promovem maior proteção contra aerossóis, que consistem em grande suspensão de minúsculas partículas no ar.
A maneira mais comum de propagação do coronavírus e, principalmente de seus novas cepas, é justamente via aerossóis.
Como usar uma máscara N95/PFF2
As máscaras N95/PFF2 são capazes de filtrar 95% de todos os vírus e bactérias que estejam em suspensão no ar.
No entanto, sua eficácia só será completa se o usuário a utilizar de forma correta no rosto.
De acordo com orientações da página “Qual Máscara?”, as mesmas devem ser presas à cabeça e ao pescoço e não às orelhas, como é normalmente feito com as máscaras de pano.
A pessoa deve fechar o clipe nasal para que a máscara N95/PFF2 encaixe de forma perfeita junto à face e vede a entrada e saída de ar. Além disso, é indicado que pessoas com barba a removam.
Uma dica importante é que a máscara não pode ter válvula. O motivo é que este dispositivo filtra as partículas do ar externo quando a pessoa inspira, mas permite que as partículas escapem pela válvula quando a mesma expira.
O Governo do Estado do Ceará divulgou um vídeo (em destaque no alto desta página) simples e didático mostrando como utilizar corretamente a máscara N95/PFF2.
Reutilização da máscara
Normalmente, como é utilizado para fins médicos, a máscara N95/PFF2 é descartada.
No entanto, em um período de pandemia, ela pode ser reutilizada. Basta que, após o uso, a pessoa deixe a máscara pendurada em local arejado e longe do sol por pelo menos três dias.
Não se deve lavar nem higienizar a máscara com álcool para não danificar o filtro.
Caso a usuário perceba, qualquer dano à estrutura da máscara, que não há mais vedação correta ou tenha se exposto a um local com alta possibilidade de infecção, deve-se descartar a máscara.