Concurso do Banco do Brasil tem mais de 730 candidatos por vaga
Maior processo seletivo da história do País de tem 1,6 milhão de candidatos inscritos, o equivalente a 10% dos 14 milhões de brasileiros sem emprego
12/08/2021O concurso público para preencher 2.240 vagas de escriturário no Banco do Brasil terá a concorrência de 734,8 candidatos para cada vaga. Ao todo, o processo seletivo recebeu 1,646 milhão de inscritos.
A disputa será quase cinco vezes maior do que no caso do curso de Medicina da USP, o mais concorrido do vestibular da Fuvest, em São Paulo, que teve 154,6 candidatos por vaga na sua mais recente edição.
As inscrições para o concurso do Banco do Brasil foram encerradas em 7 de agosto, e as provas ocorrem em 26 de setembro.
Segundo a Fundação Cesgranrio, que organiza o concurso, esse será maior processo seletivo da história do País. O salário mensal é de pouco mais de R$ 3 mil, por 30 horas semanais. Outras 2.240 pessoas vão ficar na reserva e poderão ser chamadas em outras ocasiões.
Em plena era das fintechs, com os mais jovens acalentando o sonho de atuar na construção da chamada nova economia, a chance de trabalhar no Banco do Brasil (BB) ainda mexe com os brasileiros.
Concurso do Banco do Brasil é o maior da história do País
A prova será no dia 26 de setembro. O número de candidatos equivale a mais de 10% do efetivo em busca de trabalho no Brasil. Conforme o IBGE, ao fim do primeiro trimestre deste ano, 14,7 milhões de pessoas tentavam encontrar uma ocupação, o maior contingente da série histórica do instituto.
O concurso vai selecionar também 2.240 pessoas preencherão a reserva, aguardando uma chance de serem convocadas para preencher os quadros no futuro.
Dentre os inscritos, a grande maioria se candidatou para atuar como agente comercial. Pouco mais de 40 mil, para atuar na área de tecnologia. Das postos oferecidos, 2 mil são para agente comercial e 240 para agente de tecnologia, com a mesma proporção para a reserva. Mas 20% das vagas serão reservadas a cotas para “pessoas pretas ou pardas” e outros 5%, para portadores de deficiência, atendendo à legislação.
Candidatos buscam benefícios e oportunidades de carreira
O que está em jogo, entretanto, é bem mais do que o salário oferecido. “Acreditamos que os candidatos foram atraídos pelas oportunidades de ascensão e carreira que o BB oferece, além do conjunto de benefícios”, disse por meio de nota enviada pelo banco o vice-presidente corporativo do BB, Ênio Mathias. Segundo ele, o número de inscritos surpreendeu a instituição.
Somente os auxílios de refeição e alimentação, junto à cesta de alimentação oferecidos pelo BB adicionam quase 50% à remuneração inicial. No pacote constam ainda participação nos lucros ou resultados, conforme a legislação e o acordo sindical, vale-transporte, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, previdência complementar e assistência à saúde. (AE)