Executivos financeiros estão mais confiantes
Índice de confiança dos executivos chegou ao patamar otimista no 3º trimestre de 2020, deixando pessimismo do 2º tri para trás
15/12/2020
Estudo mostra redução do pessimismo quanto à economia brasileira. Foto: Getty Images
A confiança dos executivos financeiros das empresas brasileiras melhorou no terceiro trimestre de 2020, frente ao alto pessimismo registrado no período anterior.
A constatação é do Índice de Confiança do CFO (iCFO), calculado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo e pela Saint Paul Escola de Negócios. CFO é a sigla para Chief Financial Officer, expressão em inglês para designar o cargo de comando financeiro das empresas.
Em um cenário com menos incertezas sobre a pandemia de covid-19, o índice de confiança dos executivos ficou em 105 pontos. A marca anterior, registrada entre abril e junho, foi de 89,5 pontos. A escala usada no iCFO varia de 20 a 180 pontos, sendo que 100 representa neutralidade.
O iCFO é composto por três indicadores usados para captar a confiança dos executivos financeiros: iCFOm (confiança em relação à macroeconomia), iCFOs (confiança em relação ao setor de atuação da própria empresa) e iCFOe (confiança em relação à empresa em que atua).
A pesquisa constatou que os executivos estão mais otimistas quanto aos próximos 12 meses em seus setores e suas companhias.
Com relação ao ambiente macroeconômico, houve uma redução do pessimismo, mas o indicador se manteve abaixo da linha de neutralidade do estudo.
Números da confiança dos executivos
O indicador de confiança dos executivos financeiros sobre os setores foi o que mais se recuperou no iCFO, chegando a 122,4 pontos. No segundo trimestre, o medidor estacionou em 97,8 pontos – crescimento de 24,6 pontos.
A expectativa sobre a empresa para o qual trabalham, que registrou 115,3 pontos no estudo anterior, se manteve no patamar otimista, fechando o terceiro trimestre em 118 pontos.
Já as percepções quanto à macroeconomia brasileira continuaram abaixo do nível considerado otimista pela pesquisa. O indicador alcançou 74,4 pontos. No entanto, a recuperação do segundo para o trimestre de 2020 foi forte, com diferença de 18,9 pontos (55,5 pontos no 2T2020).
O crescimento médio anual do iCFO ficou em 1%. No segundo trimestre, o índice havia apresentado o resultado mais baixo da série histórica, com exceção ao primeiro trimestre de 2016, quando a pesquisa começou a ser realizada.
O índice de confiança dos executivos financeiros trabalha com uma média histórica de 100 profissionais. Um novo estudo sobre a confiança no quarto trimestre de 2020 deve ser divulgado no início do ano que vem.
O Índice de Confiança do CFO do terceiro trimestre de 2020 pode ser conferido na íntegra por este link.