Ações das construtoras apresentam margem para valorização
Safra Corretora destaca equilíbrio sólido de risco-recompensa para os investidores navegarem no novo ciclo de lançamento das construtoras de alta e média renda
05/09/2024A Safra Corretora atualizou as estimativas para as construtoras de média e alta renda Cyrela (CYRE3), Eztec (EZTC3), Lavvi (LAVV3) e Even (EVEN3).
A revisão das projeções considera os seguintes fatores:
- (i) resultados recentes;
- (ii) premissas macroeconômicas atualizadas;
- (iii) atividades de lançamento mais fortes após níveis de estoque mais saudáveis; e
- (iv) estimativas ajustadas para margens brutas considerando um pico de entregas em 2S24/2025, com lançamentos recentes com margens mais altas compensando as margens mais baixas dos estoques mais antigos.
Tendência desfavoráveis abrem margem de valorização
As ações de construtores de casas de renda média/alta têm historicamente mantido uma forte correlação com as taxas de juros de longo prazo (-0,9 no último 5 anos).
Embora as ainda incertas tendências macroeconômicas devam sustentar os rendimentos mais altos por mais tempo que o esperado, o aumento de 130 pontos-base em taxas de longo prazo já contribuiu para uma perda de 7% no ano de 2012 das ações de construtores de casas de média/alta renda (vs. ganho de 3% do Ibovespa). Isso deve oferecer um equilíbrio sólido de risco-recompensa para os investidores navegarem no novo ciclo de lançamento, segundo a análise da Safra Corretora.
A estimativa dos analistas é de uma média atrativa de 6,1x P/L de 1 ano, o que implica um desconto de 33% em relação à sua média de 5 anos de 9,1x.
Safra mantém perspectiva positiva sobre os resultados das construtoras
A postura otimista da Safra Corretora reflete principalmente os seguintes fatores:
- (i) a forte demanda nos últimos trimestres, que levou o estoque de média/alta renda de São Paulo de um pico de vendas de 16 meses em dezembro de 2022 para 8 meses muito mais saudáveis em julho (o menor desde novembro de 2020);
- (ii) balanços sem alavancagem, como nos aproximamos de um pico de entregas do último ciclo de lançamento em 2024-2025; e
- (iii) os custos de construção estáveis (apesar de uma maior pressão trabalhista) impulsionando as margens de novos lançamentos. o que deve contrabalançar as margens mais baixas dos desenvolvimentos lançados durante o aumento da inflação em 2020-1S22.
Perspectivas para CYRE, LAVV, EVEN e EZTC
A Safra Corretora mantém a preferência por histórias estabelecidas com ganhos consistentes, o que reduz a volatilidade em um segmento de beta elevado. Também favorecem os níveis de estoque mais baixos e um desempenho de vendas superior das entregas a curto prazo, o que incentiva lançamentos futuros e suporta taxas de rentabilidade mais altas devido aos seus balanços ‘mais leves’.
Nesse sentido, a Safra Corretora promoveu a Cyrela como a melhor escolha no setor, seguida de perto pela Lavvi, pois ambas possuem os níveis mais baixos de estoque do setor, enquanto registram o melhor desempenho de vendas em entregas de curto prazo, alimentando assim os maiores ROEs do segmento.
Também mantém a recomendação de Compra para Even apesar de algumas preocupações com o desenvolvimento da Faena (~R$ 3,0 bilhões em total de PSV), dada sua avaliação atraente de 0,6x P/VP para 2025 e 22% de rendimento FCF.
A corretora rebaixou a Eztec para Neutra, pois ainda a empresa possui um dos níveis mais altos de estoque, enquanto a atividade de lançamento mais suave nos últimos anos não deve ser suficiente para gerar retornos atraentes considerando seu grande valor contábil.
Percepção de riscos
A Safra Corretora destaca:
- (i) maiores taxas de juros;
- (ii) inflação trabalhista – São Paulo registrou um CAGR de lançamento de 7% 2020-2023, aumentando as necessidades de mão-de-obra e potencialmente levando a níveis de inflação mais altos do que o esperado; e
- (iii) reforma tributária – se a lei (PL #68/2024) for aprovada, os impostos sobre o valor agregado para construtores de casas médias/altas poderiam chegar a ~5 (vs. 2% atualmente).